07 MAI 2018
Vacinação Contra a Gripe terá Dia “D” neste sábado; abertura oficial no JK

Marília terá, neste sábado (12), uma grande mobilização para proteger a população contra os vírus da gripe. A Secretaria Municipal da Saúde promove o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família) receberão a população das 8h às 17h.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica do município, mais de 17 mil doses já haviam sido aplicadas na cidade, até a tarde do dia 2 de maio. A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege do vírus A, incluindo os subtipos H1N1 e H3N2, além da Influenza B.

Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram à luz há até 45 dias. Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada a doença relatada, tem validade como comprovante.

A secretária Municipal da Saúde, Kátia Santana, lembra que o Dia “D” é um momento de expectativa entre as equipes. É quando muitas pessoas que não frequentam regularmente o serviço, mantém contato direto com os profissionais e podem, inclusive, colocar a caderneta em dia.

“O programa de imunização do Brasil representa uma grande conquista, ao longo dos tempos. É gratuito, é bem organizado, promove a prevenção e se consolidou como um direito. Por isso, temos que prestigiar e usar esse serviço. As nossas equipes estão preparadas para um dia que é, também, um momento festivo”, disse Kátia Santana.

FESTA DA SAÚDE

Para marcar a abertura do Dia “D”, a partir das 9h, a Prefeitura de Marília convida a população do JK e bairros adjacentes (zona norte) para uma manhã de celebração à vida e acolhimento às famílias. O evento simboliza o esforço do programa local e mobiliza mais de 600 profissionais, que trabalharão ao sábado, de forma excepcional.

A abertura acontece em frente a unidade, localizada a rua Lucílio Coelho de Oliveira, 5, bairro JK. Haverá distribuição de pipoca, algodão-doce, refrigerantes, pula-pula e brinquedos infláveis, além da presença dos personagens infantis preferidos das crianças e do tradicional casal Zé e Maria Gotinha.

Foto: Arquivo PMM