26 ABR 2018
Iniciativa de Educação em Saúde com tradução em Libras lota auditório da OAB

Facilitado por intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) que atuam em organizações diversas da cidade, o primeiro encontro “Saúde em outras línguas”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília, levou mais de 100 pessoas ao auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A iniciativa abordou o tema prevenção às ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids.

As instruções, com tradução simultânea, foram apresentadas pela médica Altiva Ayako Nishiura, pela enfermeira Jucilene Nascimento e a farmacêutica Vanusa Cristina Busato, integrantes do SAE (Serviço de Atendimento Especializado).

De acordo com cada competência profissional, elas abordaram, respectivamente, as infecções sexualmente transmissíveis e o HIV, os testes rápidos e a maneira correta de utilizar os meios de prevenção, como os preservativos feminino e masculino.

MUITAS MÃOS

A palestra foi traduzida em Libras pelas intérpretes Luci Mayre Fiorentino Soares, Érica Elaine Porto e Renata Cândida de Oliveira Garcia. A iniciativa contou com o apoio de grupos diversos, voluntários, comunidades religiosas e movimentos sociais.

O Conselho Tutelar de Marília, por meio da conselheira Vanessa Isidio Tedoro Dias, atuou como facilitador. Ela conta que há estimativa de 4 mil pessoas com deficiência auditiva na cidade, um dado que já pode estar defasado. Não há número oficial.

“Esse encontro é muito significativo. As dúvidas são básicas, porque sempre faltou essa comunicação. É urgente que informações como estas (sobre saúde) cheguem a todos. Agradecemos ao empenho da secretária Kátia Santana e da sua equipe. Acreditamos que este é apenas o começo. Com o apoio das intérpretes, a barreira da comunicação será superada”, disse.

O vice-presidente da Subseção Marília da OAB, Tercio Spigolon Giella Palmieri, participou do encontro. Em sua mensagem, destacou que o espaço físico que abrigou a palestra já foi chamado de “Casa do Advogado”, mas em função de seu papel social, foi rebatizado de “Casa do Advogado e da Cidadania”.

“É uma honra sermos apoiadores dessa iniciativa. Esse evento representa o reconhecimento do Poder Público acerca da necessidade de prover meios e atender a todos, respeitando essa importante parcela da população que tem uma maneira diferente de se comunicar. A casa é de vocês”, disse o advogado.

A responsável pelo Programa de Prevenção às ISTs/Aids em Marília, enfermeira Alessandra Pereira dos Santos, preparou um plantão, com a equipe do SAE, para quem manifestou o desejo de realizar os testes rápidos para Sífilis, Hepatites e Aids, com a presença de intérpretes, mediante autorização.

Os exames dos deficientes auditivos interessados foram agendados para a noite desta quarta-feira (25). Mais informações sobre o serviço e os esforços de inclusão podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou o telefone 3451-2939.

Foto: Júlio César de Carlis