23 ABR 2018
Espaço Potencial promove Dia de Conscientização do Autismo

O Espaço Potencial, localizado na rua Coronel José Brás, 1.131, no bairro Salgado Filho, promoveu nesta segunda-feira (23), na praça Saturnino de Brito, no centro da cidade, o Dia de Conscientização do Autismo.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; os secretários municipais Helter Rogério Bochi (Educação), Levi Gomes de Oliveira (Fazenda) e Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social); e os vereadores Marcos Rezende, Maurício Roberto, Luiz Eduardo Nardi e José Carlos Albuquerque.

Estiveram presentes ainda a diretoria do Espaço Potencial, representada pela presidente Arsênia de Mello Rodrigues de Oliveira, professores e alunos, além dos pais.

“Foi um abraço de conscientização sobre o autismo e também abraçar a quem tanto nos ajuda. Agora podemos atender um número maior de crianças. O Espaço Potencial foi inaugurado em 2009 e a partir de 2011 pudemos abrir as portas para receber as crianças que estavam aguardando na fila de espera”, afirmou a presidente da entidade.

O Espaço Potencial atende hoje cerca de 80 crianças autistas, contando com cerca de 40 funcionários. A entidade recebeu a doação de um terreno de 9 mil metros quadrados, que fica na rua Beline Marconato, número 30, no Jardim Sasazaki, zona norte da cidade, onde será construída a sua sede própria.

“Esta área foi doada pelo município e todos os colaboradores querem ajudar da construção para ter todas as salas necessárias e o espaço físico para trabalhar com estas crianças, ampliando ainda mais este atendimento. Este ano queremos começar a construção, pois contamos com uma parceria do Supermercado Tauste. Temos o projeto pronto, aprovado pela Prefeitura, com 16 salas, parte administrativa e toda estrutura necessária. Queremos terminar a obra até 2020”, disse Arsênia de Oliveira.

O prefeito Daniel Alonso parabenizou o trabalho da entidade. “É um trabalho sério e de credibilidade de toda diretoria do Espaço Potencial. Parabenizo a todos pelo trabalho, fazendo do Espaço Potencial uma referência em todo o estado. A Prefeitura é parceira da entidade e está à disposição para colaborar no que for possível.”

O vereador Marcos Rezende lembrou que ainda há uma demanda reprimida no atendimento. “São mais de 30 famílias que aguardam ser acolhidas e por isso todos têm que ajudar na construção desta nova sede, possibilitando que todos sejam atendidos.”

DATA

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Este dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria PMM