19 ABR 2018
SAÚDE
Saúde recebe intérpretes e prepara palestra em Libras para prevenção à ISTs/Aids

Com apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e de profissionais que dominam Libras (Língua Brasileira de Sinais), a Secretaria Municipal da Saúde realiza na próxima terça-feira (24) uma palestra voltada à prevenção de ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Haverá tradução simultânea para deficientes auditivos, público-alvo do evento. O encontro começa às 19h, no auditório da OAB, localizado à rua Gonçalves Dias, 440, centro, com entrada franca.

A palestra com interpretação em Libras é resultado do diálogo entre o Poder Público e lideranças que atuam em defesa da inclusão. O primeiro tema foca uma das urgências em relação à Educação em Saúde. A parceria já discute outros assuntos relevantes, que também necessitam de tradução para chegar a esta parcela da população.

A enfermeira Alessandra Pereira, coordenadora do Programa de Prevenção às IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde, explica que no dia seguinte à palestra  haverá plantão no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) para a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites.

“Está sendo feito um trabalho muito sério de envolvimento e comprometimento dos intérpretes. Eles estarão ao nosso lado nesta oportunidade dos testes, participando das entrevistas e da comunicação do resultado. Por isso, podemos dizer que essa iniciativa é pioneira, quebra tabu e busca uma população que tinha muita dificuldade em se aproximar por conta da barreira da comunicação”, explica Alessandra.

OFICINA

Na última terça-feira (17), quase 30 intérpretes de Marília participaram de uma oficina na sede da Secretaria, com a equipe do SAE e coordenação do programa.

O objetivo, conforme destacou a enfermeira Jucilene Maria Silva Nascimento, gerente do SAE, foi transmitir os conhecimentos essenciais aos falantes de Libras, em preparação para o acolhimento aos surdos. “Foi um momento muito especial, em que pudemos nos conhecer, trocar informações, discutir propósitos e traçar estratégias”, afirmou.

A educadora Célia Pavarini da Silva, docente de Língua Brasileira de Sinais da Unimar, foi uma das participantes. Ela destacou o diálogo como imprescindível. “Há urgente necessidade de comunicação dos órgãos públicos com as pessoas surdas. Eles não encontram, infelizmente, ninguém para dialogar do lado de cá (em referência ao serviço público) porque a inclusão ainda está no papel. Isso é muito triste e precisa acabar”, destacou Célia.

SERVIÇO

O público-alvo da palestra que será realizada na OAB é a população adulta com surdez, independente de idade. Para participar, basta comparecer. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone do SAE, no (14) 3413-7421 ou 3451-2939.