23 MAR 2018
SAÚDE
Prefeitura de Marilia participa do Cejusc Itinerante com o Caoim e Divisão de Zoonoses no distrito de Rosália

A população do Distrito de Rosália contará neste sábado (24), das 9h às 15h, com serviços da Secretaria Municipal da Saúde durante a 9ª edição do Cejusc Itinerante: Marília Cidadã, na Praça da Igreja Central.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Marília, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, Ministério Público Federal e Unimar (Universidade de Marília).

Profissionais do Caoim (Centro de Atendimento da Obesidade Infantil) oferecerão avaliação nutricional infantil. O estande e a experiência de atender a comunidade serão compartilhados com os docentes e alunos do curso de Nutrição da Unimar.

Crianças e adolescentes com indicação (sobrepeso ou obesidade) poderão ser integrados ao serviço especializado e fazer o tratamento. O serviço é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do convênio entre a Saúde do município e a Maternidade Gota de Leite.

O programa dura, em média, um semestre. Durante esse acompanhamento, as crianças e adolescentes contam com equipe formada por profissionais de enfermagem, nutrição, pediatria, psicologia, educação física e fisioterapia, além dos servidores que atuam na secretaria, cozinha e higienização.

ZOONOSES

Esta edição do Cejusc Itinerante também contará com a presença de equipe da Divisão de Zoonoses. Os supervisores de saúde farão uma demonstração do ciclo do Aedes Aegypti com o “mosquitóforo”, visando orientar a população sobre a prevenção a doenças como dengue, zika e chikungunya.

O MUTIRÃO

Equipes do Cejusc prestarão orientações jurídicas e realizarão audiências de mediação e conciliação nas áreas do direito patrimonial e Família e Sucessões, tais como divórcio, reconhecimento de união estável e paternidade, ação de alimentos e renegociação de dívidas, entre outros. O interessado deverá apresentar documentos pessoais, endereço da parte contrária e documentação relacionada ao litígio.

No evento também serão oferecidos outros serviços de saúde, por meio da Universidade e parceiros. A programação conta ainda com a cerimônia de casamento coletivo de 14 casais, emissão de carteiras profissionais, além de atividades culturais e recreativas para crianças, tudo gratuito.

Foto: Arquivo /PMM