14 MAR 2018
Projeto da USF Palmital conscientiza pais e crianças sobre a obesidade infantil

Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Américo Capelozza”, localizada no território da USF (Unidade Saúde da Família) Palmital, na zona norte da cidade, participaram de um projeto que conscientizou, diagnosticou e encaminhou para tratamento estudantes com sobrepeso ou obesidade. Os resultados da iniciativa foram aprestados aos pais, durante reunião com a equipe da escola e da unidade de saúde.

A ação de educação nutricional envolveu crianças com idades entre 6 a 10 anos e teve início em outubro do ano passado. Coordenado pela agente comunitária de saúde, Vanessa de Cássia Gonçalves Fernandes e a auxiliar de enfermagem Ana Paula Maciel Tartari Nogueira, o projeto contou com a participação de toda a equipe da USF.

A execução integrou os profissionais do Caoim (Centro de Atendimento da Obesidade Infantil), do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), por meio da nutricionista Daniela de Oliveira, além de alunos do 1º ano dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema.

“O resultado foi muito bom. Observamos, ao término, que além do objetivo de conscientizar as crianças sobre os alimentos consumidos, obter o diagnóstico nutricional e encaminhar ao Caoim as crianças com avaliação alterada, promovemos a intersetorialidade e maior motivação da equipe”, afirmou Vanessa.

RESULTADOS

Participaram da pesquisa 584 alunos. Destes, 287, ou seja, 49,14%, foram diagnosticados com estado nutricional eutrófico, ou seja, adequado. Outros 113 com sobrepeso (19,34%). A obesidade foi verificada em 164 estudantes (28,8%).

O estado nutricional de obesidade grave foi diagnosticado em 12 participantes (2,05%). Em seis (1,02%) alunos, os exames indicaram magreza e para dois estudantes (0,34%) a pesquisa revelou magreza extrema.

O CAOIM

A unidade especializada, que funciona por meio do convênio entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Maternidade Gota de Leite, integra o programa da ESF (Estratégia Saúde da Família). O Caoim conta com equipe multidisciplinar e oferece tratamento especializado pelo SUS (sistema Único de Saúde) há 12 anos.

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e unidades da ESF são portas de entrada para o Caoim, além da demanda espontânea, das pessoas que recorrem diretamente ao serviço. O programa de reeducação alimentar dura seis meses e envolve, além da criança, a família. As vagas são limitadas a cada semestre.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-6618, ou pessoalmente na rua Nove de Julho, nº 395, próximo à Justiça Federal. O atendimento é das 7h às 17h.