20 FEV 2018
Prefeitura realiza lançamento do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (20), no auditório da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), o lançamento do PSE (Programa Saúde na Escola).

O lançamento reuniu diversas autoridades, como os secretários municipais Kátia Ferraz Santana (Saúde) e Helter Rogério Bochi (Educação), Edinalva Neves Nascimento (supervisora de Projetos da SMS), Sabrina Alves Dias (assistente técnica de Educação Especial) e representantes da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), além de diretores, professores e representantes das unidades de saúde do município.

A supervisora de Projetos da SMS, Edinalva Neves Nascimento, falou sobre o programa. “O PSE é um programa do Governo Federal em que o município de Marília fez a adesão em junho de 2017. Tem o envolvimento do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação em nível federal. São 12 ações prioritárias de promoção à saúde e prevenção a agravos, realizadas nas escolas em parceria com as unidades de saúde da região. O governo elencou as escolas prioritárias e nós aderimos. Neste ciclo foram 44 escolas que aderiram.”

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, destacou a importância do PSE. “Trata-se de um programa extremamente importante porque as crianças podem fazer a diferença no processo da saúde, já que poderão fazer escolhas saudáveis, evitando um caminho de álcool, drogas e tabagismo, cuidando de uma alimentação saudável, praticando atividades físicas e ajudando no combate ao aedes aegypti, entre outras”.

Kátia Santana lembrou que as ações do programa vão refletir no futuro das crianças. “Tenho certeza disso e a gente espera excelentes resultados com esse programa. O prefeito Daniel Alonso nos pediu um olhar muito especial em relação à acuidade visual das crianças e estaremos levando às escolas participantes consultas com oftalmologistas tanto para a realização de óculos como para procedimentos cirúrgicos que forem necessários. Agradeço às parcerias com a Famema e a Unesp, que são importantíssimas. A Famema tem as residências multiprofissionais que nos auxiliam muito e a Unesp conta com os programas de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, que nos dão retaguarda para identificarmos aquelas crianças que precisam de atenção nestas áreas específicas de saúde.”

Para a assistente técnica da Educação Especial, Sabrina Alves Dias, o programa fortalece ainda mais a parceria com a área da saúde. “Hoje foi o lançamento do programa que vem fortalecer esta rede colaborativa que a gente tem feito com a saúde, pois a criança é uma só, ou seja, a criança que está na educação é a mesma atendida na saúde e na assistência social. É um programa bastante abrangente e este ano já começamos com a questão da obesidade infantil por meio do Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília). Tem também a questão da acuidade visual que é a nossa grande expectativa para este projeto, pois já há algum tempo não temos este programa na rede municipal.”

O secretário municipal de Educação, Helter Rogério Bochi, afirmou que o PSE, além de abrangente, é necessário. “Temos algumas demandas nas escolas que a educação não consegue intervir. Então, a gente conseguindo fortalecer esta parceria com a saúde e com as universidades, podemos assim trabalhar com a criança de um modo global, isto é, não apenas nos aspectos pedagógicos, mas também nos aspectos da saúde para que a criança tenha uma qualidade de vida melhor.”

O PROGRAMA

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

Para alcançar os propósitos, o PSE foi constituído por cinco componentes: Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção; Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens; Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes; e Monitoramento e Avaliação do Programa.

Fotos: Assessoria PMM/Mauro Abreu