19 FEV 2018
NOTA – CASO POSITIVO DE FEBRE CHIKUNGUNYA

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que foi confirmado o primeiro caso autóctone de febre chikungunya na cidade. O morador, de 65 anos de idade, reside na Vila Altaneira, zona leste, e começou a sentir os sintomas no início de dezembro de 2017, porém só procurou por atendimento médico no mês de janeiro, quando foram realizadas notificações para várias doenças, sendo que a única positiva foi para a febre chikungunya.

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informa que, mesmo antes do morador ter procurado por atendimento médico, já havia realizado uma grande nebulização na Vila Altaneira entre 12 a 19 de dezembro em razão de um caso positivo de dengue naquela região.

A secretaria alerta também que as medidas de controle por parte da população precisam ser mais efetivas e constantes, procurando eliminar todos os criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da febre chikungunya.

Já na primeira semana de março será realizado mais um grande mutirão de limpeza em toda a cidade, atendendo determinação do prefeito Daniel Alonso em fazer duas grandes operações anuais neste sentido, como já ocorreu em 2017. É bom lembrar que no mês de janeiro de 2018 foram registrados apenas seis casos de dengue em Marília.

Confira abaixo mais informações sobre a febre chikungunya.

O QUE É?

A febre chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (antiinflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

COMO PREVENIR?

Assim como a dengue, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. Quando há notificação de caso suspeito, as Secretarias Municipais de Saúde devem adotar ações de eliminação de focos do mosquito nas áreas próximas à residência e ao local de atendimento dos pacientes.