18 DEZ 2017
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura oficializa implantação do Programa GPS Rural

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, oficializou na tarde desta sexta-feira (15), no auditório do 2º andar, a implantação do Programa GPS Rural.

Por meio desse programa, as propriedades rurais são cadastradas e identificadas com placas refletivas e o georreferenciamento facilita a chegada dos órgãos de segurança, agilizando os atendimentos de emergência; além de auxiliar na identificação dos pontos do transporte escolar e nas condições das estradas, o que vai auxiliar nas manutenções preventivas e corretivas realizadas pelo poder público.

Para que o programa fosse implantado, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento adquiriu nove aparelhos de GPS Rural, marca Garmin, que serão distribuídos da seguinte forma: três para a Polícia Militar, três para o Corpo de Bombeiros, um para a Polícia Civil, um para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e um para a Central de Ambulância.

A empresa responsável pelo gerenciamento do projeto e levantamento de dados é a Coesma (Comércio e Serviços para o Trânsito e Meio Ambiente), sendo que nesta etapa já há 375 propriedades rurais cadastradas.

A solenidade de implantação do GPS Rural contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso; dos vereadores Wilson Damasceno (presidente da Câmara) e José Luiz Queiroz; do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odracyr de Oliveira Capponi; Alessandro Marques de Almeida (representando a Coesma) e dos subprefeitos José Roberto Ricci (Avencas) e Amador Barbosa (Rosália).

Estiveram presentes também representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Marília, Sindicato Rural de Marília, Cati, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

O secretário Odracyr Capponi disse que outras propriedades rurais do município ainda podem se cadastrar. “Já temos 375 cadastradas e as demais que tiverem o interesse basta procurar as subprefeituras ou a própria secretaria. Com isso, vamos agilizar a chegada da Polícia, Samu, Bombeiros ou ambulância para atendimentos de urgência e emergência. Agradeço ao apoio de todos e, principalmente do prefeito Daniel Alonso, que nos incentivou o tempo todo para a implantação do GPS Rural.”

O prefeito Daniel Alonso afirmou que o setor rural é de grande importância para a geração de recursos para o município. “Temos que sempre apoiar os produtores rurais porque colaboram muito no desenvolvimento da cidade. Com o GPS Rural, eles irão se sentir mais seguros. Em 2018 serão adquiridas mais máquinas para que tenhamos condições de cuidar melhor das estradas rurais e só tenho que agradecer a todos que viabilizaram a implantação desse projeto.”

O presidente da Câmara, Wilson Damasceno, lembrou que o projeto já era aguardado há tempos pela população da zona rural. “Trata-se de um projeto importante, já que trará mais saúde e segurança para os moradores da zona rural. Parabenizo a Prefeitura por mais este projeto que era esperado há um bom tempo e a Câmara está à disposição para dar a sua contribuição.”

Fotos: Assessoria PMM/Mauro Abreu