13 DEZ 2017
BOLETINS INFORMATIVOS
Alunos recebem medalhas conquistadas na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta terça-feira (12), no auditório do 2º andar, a entrega das medalhas aos alunos da Rede Municipal de Ensino, que participaram da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente há 20 anos por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira.

A OBA é realizada em todo o Brasil e envolve alunos de escolas públicas e privadas, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e com patrocínio da Unip, Visiona e Avibras.

Nesta 20ª Edição da OBA participaram 661.359 alunos representando 7.294 escolas. Da Rede Municipal de Ensino de Marília participaram alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), Antônio Moral, Mário Covas, Nelson Gabaldi e Nivando Mariano dos Santos.

O presidente do Grupo Regional de Astronomia de Marília (Grama) João dos Santos Frazão, que participou da entrega das medalhas, parabenizou os alunos e informou que está em desenvolvimento um projeto para transformar Marília em Centro de Turismo Científico Cultural da Região.

“Estou feliz em ver o desenvolvimento destas crianças e poder dizer que estamos trabalhando com o apoio e a dedicação  do prefeito Daniel Alonso para termos em Marilia o maior Centro de Turismo Cientifico Cultural da Região”, disse Frazão.

O coordenador de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, professor Joaquim Bento Feijão, explicou que a OBA promove e favorece o ensino Municipal como um todo, incentivando a pesquisa.

“É um tema transversal que envolve a questão da ciência e favorece à pesquisa em internet e livros para que possam responder ao questionário obrigatório da Olimpíada”, afirmou Feijão.

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, lembrou que a OBA cria a possibilidade de transformar muitos alunos em cientistas no futuro.

“Temos um campo da ciência em que não só o conhecimento científico é levado às crianças, mas também o olhar do cientista. Tenho certeza que estas crianças, ainda que não saibam, estão dentro de um processo de desenvolvimento cientifico muito importante para o futuro”.

O prefeito Daniel Alonso parabenizou alunos, pais, professores e demais servidores da Educação e lembrou que estes alunos se destacaram entre mais de 600 mil que participaram desta 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia. “Temos aqui em Marília nossos campeões que muito bem representaram nossa cidade e nossa rede de ensino”, disse o prefeito.

Daniel Alonso aproveitou a oportunidade para anunciar que já existe um projeto para a construção de um Planetário em Marília e que a cidade pode receber ainda este ano uma edição do Arraiá Aéreo Inspirando Gerações, da Fundação Astronauta Marcos Pontes.

“Recebi em janeiro um pedido para a construção de um planetário e já estamos com o projeto pronto. Também estamos desenvolvendo tratativas para que Marília receba este ano o Arraiá Aéreo Inspirando Gerações”, disse o prefeito.

Os alunos marilienses premiados foram:

Emef Antônio Moral – Medalha de Bronze: Érika Vitória Cordeiro Claro e Vitor de Lima Santos Rosa.

Emef Governador Mário Covas – Medalha de Ouro: Cinthia Raffaela Gomes Silva; Medalha de Prata: Lívia Sales de Oliveira Pires e Gustavo Florêncio Balojay; e Medalha de Bronze: Sabrina da Silva Amaro.

Emef Nelson Gabaldi – Medalhas de Prata: Rafaella Alves de Almeida, Miguel Perez Silva, Samuel Batista de Paula e  Sophia Kobor Dias; Medalha Bronze: Maria Cecília Muchaoski Sanches.

Emef Nivando Mariano dos Santos – Medalhas de Ouro: Cauã Silva Pereira, Diogo Alves da Silva, Isabele dos Santos Gomes, Maria Vitória do Amaral Oliveira e Richard Profeta da Silva; e Medalhas de Bronze: Fábia Katrinny Milan da Silva Santos e Manoela Cristina da Silva Ferreira.

Fotos: Assessoria PMM/Mauro Abreu