12 DEZ 2017
SAÚDE
Marília passa a contar com Farmácia Municipal na zona sul; sistema em rede oferece mais comodidade.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura nesta quarta-feira (13), às 15h, a Farmácia Municipal Zona Sul.

É a segunda unidade instalada em 2017, quando começou a ser executado o Plano Municipal de Reestruturação da Assistência Farmacêutica em Marília, contemplando aspectos técnicos e de qualidade, visando à oferta de medicamentos com gratuidade e atendimento qualificado.

Já funciona no município, neste mesmo modelo de atenção, a Farmácia Municipal Zona Norte, que atualmente realiza, em média, 400 atendimentos diários. A unidade funciona ao lado da UBS Santa Antonieta, em local de fácil acesso à comunidade da região.

Agora, com a unidade da zona sul (uma das regiões mais populosas da cidade), serão atendidos neste espaço, com qualidade e conforto, moradores nos bairros abrangidos pelas UBSs Costa e Silva, Nova Marília e Planalto, além das USFs Toffoli, Vila Hípica, Vila Real, CDHU, Jóquei Clube, Marajó, Santa Paula, Santa Augusta, Três Lagos e Parque dos Ipês.

Embora o foco sejam os moradores da zona sul, quem mora na outra extremidade da cidade também pode ser atendido. O sistema das novas farmácias municipais está integrado. Com a instalação da unidade central (próximo ao Terminal Urbano), o Plano de Reestruturação avançará para a etapa final de implantação.

MAIS REMÉDIOS

Inicialmente, conforme explica a supervisora da área de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Rosângela Campanhã da Silva, estão previstas as quatro unidades fixas para atendimento (Norte, Sul e Centro) e Padre Nóbrega (reestruturada). Todas as unidades encontram-se devidamente abastecidas com os medicamentos padronizados, conforme o Ministério da Saúde.

Os serviços em Marília vão além da dispensação de medicamentos: a população é atendida por profissionais especializados, incluindo farmacêuticos, disponíveis para prestar a assistência farmacêutica, garantindo orientações referentes ao uso dos remédios.

Marília conta ainda com a assistência por equipes volantes (com profissional farmacêutico) em todos os distritos. O plano já é considerado exitoso, sob perspectivas técnica e assistencial, mesmo assim está passível de ajustes, durante sua implementação.

Foto: Júlio César de Carlis