22 NOV 2017
Conferência Municipal de Educação é atração no auditório da Unimar

Foi realizada na semana passada, no auditório da Unimar (Universidade de Marília), a II Conferência Municipal de Educação, intitulada “Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade”. Participaram do evento representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e privados.

As discussões sobre o Plano Municipal de Educação aconteceram em seis eixos distintos, que contemplam as metas descritas no PME. São eles: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Qualidade da Educação, Ensino Médio/ Ensino Profissionalizante Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva/Escola de Tempo Integral, Ensino Superior/Educação à Distância, e Gestão Democrática/Formação, Valorização dos Trabalhadores da Educação e Financiamento da Educação.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Fernanda dos Santos Lanza, destacou a importância da participação dos diversos setores e segmentos da sociedade civil organizada no debate da educação municipal, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, nas esferas pública e privada. “Foi um dia muito produtivo, resultado do trabalho coletivo e debate comprometido sobre o nosso Plano Municipal de Educação”, disse.

A presidente do CME lembrou também que a discussão nos seis eixos permitiu uma análise das metas do Plano Nacional de Educação e as metas municipais no sentido de alcançá-las.

“Muito do que planejamos há dois anos já foi alcançado. Por exemplo, a construção de escolas, a parceria entre a Unesp e a Prefeitura – no oferecimento de Pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, em edital específico para a rede, etc), mas ainda há muito o que se fazer e para isso temos contado com o total apoio do secretário Beto Cavallari. O CME continuará atento, avaliando e monitorando o PME para que as metas nele descritas continuem a ser alcançadas”, afirmou Fernanda.

Palestrante convidada para o evento, a professora Márcia Ferreira Vinholo, que fez parte da equipe que elaborou o Plano Municipal de Educação, agradeceu   o convite para a II Conferência Municipal de Educação de Marilia e explicou que o evento foi um momento de fazer os ajustes no PME.

“A Conferência permitiu, após dois anos da elaboração do PME, realizar os ajustes necessários. Obrigado ao CME representado pela presidente Fernanda Lanza e agradeço ao secretário Beto pelo convite para que eu pudesse falar de educação aos presentes na Conferência”.

Outro palestrante na II Conferência foi o professor Eduardo Cesar da Silva, presidente Estadual da UNCME/SP (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – seção São Paulo), diretor adjunto da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), membro do Fórum de Educação de São Paulo e membro do Comitê Paulista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

“Fico feliz pela oportunidade de participar de um momento histórico da educação. Que a conferência traga bons frutos. Parabenizo a todos que acreditam na educação como agente transformador da sociedade”, disse Eduardo.

Sandra Letícia Pichler, supervisora de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação, destacou a forma democrática com que os trabalhos foram conduzidos em todo o processo.

“É uma alegria vivenciar a gestão democrática de fato.Temos em Marília um Conselho Municipal da Educação vivo, atuante e transformador. É uma alegria dar voz aos diretores, professores, funcionários, pais, estudantes e sociedade civil organizada, para que, juntos, tracem os rumos da Educação do município”, afirmou a supervisora.

A supervisora de Educação Básica, da Secretaria Municipal de Educação e integrante do CME, Éllen Alves Matsuchita ,também chamou a atenção para a grande representatividade da sociedade em cada um dos eixos de discussão. “Em cada eixo havia representantes da sociedade civil, órgãos públicos e privados, que leram as metas do PME e propuseram mudanças que achavam necessário, solidificando assim o nosso Plano de Educação de Marília”.

Silvia Helena Lopes, auxiliar de serviços gerais, foi escolhida para representar os funcionários da área administrativa da Educação. “É uma honra participar desse evento e certamente pretendo continuar participando, tendo em vista que os próprios funcionários públicos municipais e estaduais presentes na conferência me delegaram poderes para representá-los e é com muito prazer e humildade que, junto aos demais delegados eleitos e toda equipe, estaremos unidos nessa empreitada de muito amor, responsabilidade e dedicação em prol da educação de modo geral e irrestrita”.

Fotos: Assessoria PMM

Noticia prefeitura-de-marilia-realiza-entrega-de-material-literario-para-os-alunos-do-sistema
Há 5 horas
Prefeitura de Marília realiza entrega de material literário para os alunos do Sistema Municipal de Ensino de Marília