27 OUT 2017
BOLETINS INFORMATIVOS
Educação apresenta o Planejamento Pedagógico Administrativo para 2018

A Secretaria Municipal de Educação apresentou na tarde desta sexta-feira (27), no auditório da Prefeitura de Marília, o Planejamento Pedagógico Administrativo, denominado “18 Ações para 2018”.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; dos vereadores Wilson Damasceno (presidente da Câmara), Cícero da Silva e Profª Daniela; e secretários municipais professor Beto Cavallari (Educação), Kátia Ferraz Santana (Saúde) e Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública), além da equipe pedagógica da secretaria.

Estiveram presentes também representantes do Conselho Municipal de Educação, Restaurante Infantil, Juventude Criativa, Instituto de Políticas Públicas de Marília, Educandário Bento de Abreu, Rotary Club Tradição, Nikkey Clube, Legião Mirim, Uniesp, Associação Amor de Mãe e Associação Filantrópica.

O evento teve início com a apresentação de alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cecília Alves Guelpa.

As 18 ações da educação municipal para 2018 que foram apresentadas são as seguintes:

Centros – lançamento da construção do Centro de Formação da Educação Municipal, previsto no Plano Municipal de Educação de 2015; e transformação do Cemaee em Centro de Atendimento; e criação de Centro de Altas Habilidades e Superdotação (Emef) “Super-Ação”.

Criação de Escolas – construções de Emefs nos bairros Altos do Palmital, Marina Moretti e Maracá; criação de Emei creche em prédio de entidade; construções de Emei Creche nos bairros Altos do Palmital, Marina Moretti, Santa Antonieta e Maracá; e municipalização da Escola Estadual Amaury Pacheco, na zona Oeste, bairro Bandeirantes.

Ensino – contratação de empresa de serviço de formação continuada e material de Inglês para Emef; licitação para empresa de serviço de formação continuada e material de educação musical para Emei; e introdução de oficinas nas Emefs em tempo integral: esportes, artes, educação musical, reforço, etc.

Formação continuada – convênio com a Unesp/Marília para entrada de servidores da educação pública municipal no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Inaugurações – Emeis Flauta Mágica e Cata Vento e Biblioteca Comunitária da Emef Nelson Gabaldi.

Infraestrutura – Segurança: Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas escolas; reformas e ampliações: regularização dos projetos hidráulicos e elétricos de reformas e construções de escolas.

Legislação – Elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância, Normatização do Sistema Municipal de Ensino, Regulamentação dos critérios para as matrículas e vagas nas creches em período integral; e regulamentação das salas de afastamento: salas livres, por funções de confiança e licenças.

Transformação do cardápio da merenda escolar, fazendo mais e melhor com menos recurso público e por meio de investimento em infraestrutura e logística.

O prefeito Daniel Alonso parabenizou a Secretaria da Educação pela iniciativa. “Só temos que parabenizar a Educação, que é a primeira a apresentar o seu planejamento para 2018. Recentemente fomos informados pelo Conselho Estadual de Educação que Marília está em segundo lugar do estado em escolaridade e vamos trabalhar para chegar ao primeiro lugar. Temos que ter essa busca incansável pela melhoria. A educação está de parabéns e sempre será uma das grandes prioridades da nossa administração.”

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, destacou o lançamento do planejamento para o próximo ano. “Este evento vem para brindar todo o trabalho que começou no dia 2 de janeiro. Tivemos muitas dificuldades e barreiras, mas com muito trabalho chegamos até aqui e hoje podemos apresentar este planejamento. O prefeito Daniel Alonso nos deu todo apoio para caminhar, transformar e melhorar a educação de Marília. Agradeço também o empenho de toda a equipe da nossa secretaria.”

Fotos: Assessoria PMM/Mauro Abreu