03 OUT 2017
Marília será sede de II Encontro Regional da Uncme nesta quarta

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e CME (Conselho Municipal de Educação), realizará nesta quarta-feira (4) o II Encontro Regional da Uncme (Polo Marília).

O evento será no Anfiteatro do Campus II da Unesp, localizado na Avenida Vicente Ferreira, 1278, entre 8h30 e 16h.

Durante o encontro haverá uma palestra com o professor Eduardo Cesar da Silva, diretor adjunto da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), atual presidente da Uncme, membro do Fórum de Educação de São Paulo e membro do Comitê Paulista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

De acordo com os organizadores, o encontro abordará o tema: “O Conselho Municipal de Educação: sua natureza e função em relação à avaliação e monitoramento dos planos municipais de educação”.

Estão sendo aguardados para o encontro conselheiros e secretários municipais dos municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Gália, Garça, Júlio Mesquita, Lupércio, Marília, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pompeia e Vera Cruz.

Fernanda Fernandes dos Santos Lanza, presidente do CME de Marília, explicou que o Conselho desempenha papel fundamental não só em relação à educação do município de Marília, mas também é responsável por organizar/realizar a formação dos Conselhos Municipais de Educação de 14 municípios.

“Anteriormente, o polo da Uncme-SP (Marília) abrangia 29 municípios, inclusive alguns bem distantes. A partir deste ano, decidimos manter em nosso polo, mediante acordo fechado entre as diretorias estaduais da Uncme e Undime, os mesmos municípios da Undime-SP/Polo Marília ”, afirmou Fernanda Lanza.

A presidente do CME de Marília destaca que esta administração está retomando a participação do CME Marília em âmbito regional, estadual e nacional por meio da Uncme, uma vez que a primeira formação regional realizada foi em 2013.

“As formações são de suma importância para que os CMEs sejam realmente atuantes em seus municípios, pois é por meio delas que atualizamos nossos conhecimentos e assim, adquirimos ferramentas para atuar em prol de uma educação de qualidade. O objetivo é trabalharmos unidos, amparando uns aos outros”, explicou Fernanda.

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, participará da abertura do evento. Ele também destacou a importância de o município de Marília ter um CME forte e atuante.

“Nossa gestão é legalista, democrática, reformista e humanista e, para avançarmos com o objetivo de uma educação pública municipal de qualidade, precisamos dialogar com o conselho e propor projetos para alcançarmos esse objetivo comum”, disse o secretário.

Confira a programação do evento:

• 8h30 – Café de recepção e credenciamento.
  • 9h – Palestra: “O Conselho Municipal de Educação: sua natureza, atribuições e documentações” (Prof. Eduardo C. da Silva, Presidente Estadual da Uncme).
  • 11h30 às 13h30 – almoço,
  • 13h30 às 16h – Palestra: “O Fórum Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação – Espaços de garantia dos direitos sociais. (Prof. Eduardo C. da Silva, Presidente Estadual da Uncme), que trará inclusive da avaliação e monitoramento do PME.
  • Foto: divulgação.