25 SET 2017
SAÚDE
UBS recebe médico e pacientes em palestra sobre câncer de mama; diagnóstico e tratamento salvam vidas

Parceria entre a equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília e o Grupo Amigos do COM levou informação e serviço a dezenas de pessoas, durante café da manhã e palestra na sexta-feira (22). A iniciativa é uma das ações locais do movimento “Outubro Rosa” pela prevenção, diagnóstico precoce, acesso ao tratamento e cura do câncer de mama.

A unidade de saúde recebeu o médico Léo Pastori, cirurgião plástico que integra a equipe do COM (Centro de Oncologia de Marília), instalado na Santa Casa de Misericórdia de Marília. Participaram também as voluntárias do grupo, que desde 2011 oferece suporte aos pacientes e familiares.

O médico explicou aspectos do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama. Falou ainda sobre o serviço hospitalar onde atua, a criação do COM e o surgimento do Amigos do COM, que empodera os pacientes, familiares e a sociedade em geral para inúmeras questões relacionadas ao combate à doença.

O encontro contou ainda com depoimentos de mulheres que superaram o câncer de mama. Outras que estão em luta contra a doença relataram o processo e mostraram que, com o tratamento adequado, os recursos necessários e apoio da família, é possível vencer esse mal.

Carolline Ramos Lima Matias, enfermeira gerente da unidade, afirmou que o café da manhã atingiu o objetivo. “Precisamos colocar o assunto em evidência, mostrar que é uma doença importante do ponto de vista de sua gravidade, mas que pode ser superada quando dispomos dos recursos necessários. Todas saíram daqui mais bem informadas e certamente essa informação será difundida”, avaliou.

CAMINHADA

Para incentivar os eventos, a decoração e iluminação de espaços na cor rosa e as atividades de livre iniciativa, Marília promove neste sábado (30) a “Caminhada Outubro Rosa 2017”, com saída na rua Nove de Julho, em frente ao Camelódromo, às 09h30.

Basta comparecer, preferencialmente, com alguma camiseta ou adereço nas cores rosa ou branco. Haverá distribuição do laço símbolo da campanha. A proposta é uma manhã festiva, com música, animação e muita informação sobre o combate ao câncer de mama.

A ideia surgiu da reunião de dezenas de entidades e organizações, em encontro organizado pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias da Saúde e da Cultura. Os preparativos foram definidos em duas reuniões, coordenadas pela secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana.

Por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a Prefeitura de Marília está organizando um calendário unificado para facilitar a divulgação das ações. Entidades, órgãos públicos e empresas que farão atividades relacionadas neste mês podem enviar um e-mail para [email protected] e informar nome do evento, data e hora, local, descrição breve da atividade, realização e telefone para mais informações (site ou telefone).

Foto: Julio César de Carlis