25 SET 2017
Saúde aumenta em 5,8% número de vacinas aplicadas em cães e gatos na zona norte

Teve crescimento, em relação a 2016, o total de vacinas aplicadas em cães e gatos durante o primeiro sábado da Campanha de Vacinação Antirrábica em Marília. Foram dispensadas 6.384 doses nos postos instalados na região, ante a 6.033 no ano passado. O crescimento de 5,8% pode ser atribuído ao aumento da população canina e felina, ou ainda a conscientização dos moradores. Neste sábado (30), o serviço será disponibilizado nas zonas leste e oeste da cidade.

Foram imunizados 5.864 cães e 520 gatos. O veterinário Lupércio Garrido Neto, responsável pela Educação em Saúde da Zoonoses de Marília, afirma que, apesar da importância da vacina também para os felinos, a adesão é historicamente baixa, na comparação com os cães.

Alunos do curso de graduação em Veterinária, da Universidade de Marília (Unimar), participam da campanha. Garrido explica que o procedimento é rápido, não precisa de segunda dose e o animal só voltará a ser imunizado contra a raiva no próximo ano.

Além de receber os animais em frente a unidades de saúde com localização estratégica, escolas, praças, igrejas e outros locais de grande circulação também são pontos de referência para a população. O objetivo é facilitar para os moradores, visando ampliar os resultados da campanha.

META

A meta é imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos da população estimada em Marília. A aplicação da vacina está sendo realizado aos sábados. “A vacinação é uma medida muito eficaz na prevenção à raiva. Por isso estamos fazendo um grande chamamento e mobilizando a estrutura da secretaria da Saúde, de acordo com a programação. É uma segurança a mais para o animalzinho, mas também para as pessoas”, disse a secretária municipal de Saúde Kátia Ferraz Santana.

Lupércio Garrido lembra que a estimativa atual é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília tem hoje cerca de 74,4 mil animais.

RAIVA MATA

A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

Garrido lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Neste sábado (30), a vacina estará disponível das 9h às 17h em 24 locais das zonas leste e oeste. Em caso de dúvida, basta telefonar para 3401-2054 (Divisão de Zoonoses) ou entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Confira abaixo os locais de vacinação nas zonas leste e oeste