25 SET 2017
Biblioteca Municipal faz campanha para devolução de livros

A Biblioteca Pública Municipal João Mesquita Valença promove até o dia 11 de outubro a campanha “Mês da Anistia”. Neste período, todas as pessoas que emprestaram livros e deixaram de entregá-los na data marcada para devolução poderão entregar a obra sem nenhum custo.

“A iniciativa é destinada aos usuários que estão em débito com a Biblioteca desde o ano de 2013 até o mês de maio de 2017”, explica Rosane Fagotti, coordenadora da Biblioteca.

Segundo levantamento realizado pela equipe do espaço, mais de 1000 livros não foram devolvidos nesse período e a isenção da taxa busca captar esses exemplares do patrimônio público e reinseri-los no acervo disponível ao público.

A coordenadora explica que o objetivo principal é estimular o retorno dos livros ao acervo o mais rápido possível, além de evitar a necessidade de reposição destes títulos, utilizando recursos que seriam investidos na aquisição de novas obras e informa que a Biblioteca está entrando em contato com os leitores em débito através do telefone e em breve serão enviadas cartas em suas residências.

Para efetuar a devolução, os leitores deverão comparecer à Biblioteca de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas na Rua São Luís, 1295, Centro. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3454-7434 ou pela página no Facebook da Biblioteca Municipal João Mesquita Valença.

DECRETO 11.176/2013

O Decreto nº 11.176 de 30 de dezembro de 2013 que Regulamenta e estabelece normas para uso da Biblioteca Municipal João Mesquita Valença, na Seção IV, estabelece no parágrafo 5º que “após a efetiva cobrança por duas cartas sucessivas será emitida uma notificação com fundamento legal para elaboração de Boletim de Ocorrência por apropriação de patrimônio público, com base na legislação penal em vigor.

A Secretaria da Cultura, responsável pela Biblioteca Municipal, solicita colaboração dos usuários para pronta devolução dos exemplares e segue com a campanha até o dia 11 de outubro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 14-3454-7434.

SEÇÃO IV DA DEVOLUÇÃO

Art. 22. O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido somente no balcão de empréstimo da Biblioteca, não sendo considerado como devolvidos os materiais (livros) deixados nas mesas, balcões e estantes da Biblioteca.

• Io. O material será considerado devolvido, quando for efetuada a devolução no Sistema da Biblioteca; enquanto isto não acontecer o usuário estará em débito com a mesma.
  • 2o. O não cumprimento dos prazos de devolução implica na impossibilidade do usuário fazer novos empréstimos até regularizar a situação de pendência, bem como suspensão de uso do acervo circulante da Biblioteca, a ser calculado conforme o número de dias em atraso.
  • 3o. O usuário em atraso receberá através de telefonema e de carta notificação dos materiais em atraso, a cobrança da respectiva tarifa de multa por dia de atraso e por livro, determinada pelo responsável pela Biblioteca.
  • 4o. Se no prazo de 5 (cinco) dias úteis não for atendida a primeira carta de notificação, será emitida nova carta; mantendo-se o descumprimento no prazo de 3 (três) dias úteis, será emitida uma notificação cujo fundamento legal instruirá Boletim de Ocorrência por apropriação indevida de património público, nos termos do Código Penal, que facultará ao usuário a devolução ou reposição do material num prazo máximo de 3 (três) dias.
  • 5o. Após a efetiva cobrança por duas cartas sucessivas será emitida uma notificação com fundamento legal para elaboração de Boletim de Ocorrência por apropriação de património público, com base na legislação penal em vigor.
  • 6o. Materiais extraviados ou danificados deverão ser substituídos pelo usuário responsável, por outro idêntico ou similar (título, autor, editor); nos casos de material similar, este será submetido à aprovação do responsável pela Biblioteca.
  • T. O usuário que tiver extraviado ou danificado material, não poderá fazer um novo empréstimo ou reserva, até que sua situação seja normalizada e poderá ter o cancelamento de sua inscrição na Biblioteca.
  • 8o. A Biblioteca se reserva no direito de realizar, quando assim for necessário campanhas de devoluções que poderão durar de uma semana a um mês, onde o usuário poderá devolver o material em sua posse sem cobrança de nenhum tipo de tarifa.
  • Foto: Ligia Ferreira

Noticia cinegoria-e-clube-de-cinema-de-marilia-promovem-esquenta-para-o-laboratorio-de
    Há 13 horas
    Cinegoria e Clube de Cinema de Marília promovem ‘esquenta’ para o laboratório de desenvolvimento de roteiros