25 SET 2017
SAÚDE
Marília notifica caso de leishmaniose no Santa Antonieta e intensifica ações de combate

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Marília confirmou um caso de leishmaniose visceral humana no bairro Santa Antonieta (zona norte). Foi a segunda notificação positiva deste ano no bairro e a 13ª na cidade. As ações de controle, por meio dos agentes de endemias que atuam no bairro, estão sendo redobradas. Trabalho educativo é realizado também pela Divisão de Zoonoses. Não houve nenhum caso de óbito neste ano pela doença.

O morador, um homem de 68 anos, foi à unidade de saúde com febre, palidez, queixa de fraqueza e dor torácica. Foi constatada hepatomegalia (aumento do fígado) e ele precisou ser internado para tratamento. Já houve alta médica e o caso está sendo acompanhado pela unidade de saúde do bairro.

A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica do município, explica que a leishmaniose visceral em humanos foi registrada pela primeira vez na cidade em 2011. Nos anos seguintes, a transmissão foi esporádica. No ano passado, a transmissão tornou-se intensa.

“Diferente de outras doenças como a dengue essa parasitose leva alguns meses para apresentar os sintomas. Estamos constatando, hoje, casos em que a pessoa pode ter contraído a doença há oito meses. Não podemos dizer que vamos acabar com a leishmaniose, mas acreditamos que é possível, a médio prazo, controlar e reduzir a transmissão no município”, disse Alessandra.

Para isso, o Grupo Técnico formado por profissionais da Vigilância Epidemiológica, Divisão de Zoonoses e Atenção Básica, com apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), coordena e orienta uma série de atividades. Os trabalhos são acompanhados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e supervisionadas pelo órgão.

TRIPÉ DE AÇÕES

Os técnicos acreditam, conforme Alessandra, que a intensificação da Educação em Saúde (divulgação; orientação; abordagem próxima à comunidade, nas escolas, nas igrejas), combinadas com o manejo ambiental do lixo orgânico e o inquérito canino para identificação dos reservatórios (cães contaminados) podem levar ao controle da leishmaniose. É a chamada tríade, ou “tripé de ações”.

Não é possível estimar, porém, em quanto tempo será possível relacionar a queda das notificações ao resultado do trabalho. Pelo fato da doença ter um ciclo longo, é provável que as ações atuais na região de intensa transmissão (Jânio Quadros/Alcides Matiuzzi) surtam efeito a partir de 2018. Mas para isso, o estado de alerta precisar ser mantido.

Desde julho, força-tarefa da Divisão de Zoonoses e outros setores da Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza a tríade nos dois bairros citados. Na semana passada, a área de abrangência foi ampliada para o JK.

SINTOMAS INCLUEM AUMENTO DE FÍGADO, PÂNCREAS E BAÇO; DOENÇA TRANSMITIDA PELO ‘PALHA’ PODE MATAR

A leishmaniose é causada por um protozoário transmitido pela picada do Lutzomyia longipalpis, conhecido como “mosquito palha”. O pequeno inseto se alimenta do sangue de cães, porcos e galinhas. Se reproduz facilmente em meio a matéria orgânica, encontrada nos quintais. Entre os sintomas da doença em humanos está a hepatosplenomegalia, ou seja, aumento do fígado, baço e pâncreas. Há risco de morte.

Os cães, além de serem contaminados e desenvolverem a Leishmaniose Visceral Canina, tornam-se hospedeiros do protozoário causador a doença. A transmissão ocorre quando o mosquito pica um animal doente e, em seguida, um humano.

Por isso a importância da limpeza dos quintais e higiene e cuidado com a saúde dos animais domésticos. Os chiqueiros e galinheiros devem ser eliminados da zona urbana. O município de Marília, inclusive, já iniciou autuações visando o cumprimento dessa norma.

SINTOMAS

A Leishmaniose em humanos é caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, fraqueza muscular e anemia, entre outras manifestações, como hepatosplenomegalia. Quando não tratada, pode provocar a morte em mais de 90% dos casos.

Em cães, podem ocorrer perda de peso, falta de apetite, apatia, feridas de pele que não cicatrizam, feridas nas orelhas, lesões oculares, falta de pelo entorno dos olhos. Nos casos em que os rins são afetados, os animais bebem muita água e urinam em grande quantidade. Os sintomas também demoram a surgir nos cães, que podem transmitir a doença mesmo sendo assintomáticos.

Atualmente, conforme protocolo do Ministério da Saúde, o tratamento do cão é admitido mediante a responsabilidade do tutor, mas não assegura o fim do ciclo de transmissão da doença para outros cães e também para humanos.

Foto: Júlio César de Carlis