22 SET 2017
SAÚDE
Saúde aposta em capacitação e valorização dos servidores; treinamentos movimentam PA Sul

A equipe do Pronto Atendimento da Zona Sul, serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, realiza neste mês de setembro uma série de treinamentos em áreas diversas. Os objetivos é o aprimoramento nos serviços técnicos e também a motivação dos servidores, através de estratégias diversas, incluindo a música. A iniciativa conta com a parceira da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), por meio da residência multiprofissional.

Cerca de 90 profissionais de saúde trabalham no PA Sul, em regime de plantão. Por mês, a unidade de urgência e emergência faz entre nove e dez mil atendimentos. Diariamente, cerca de 350 passam pelo serviço.

Para quebrar a rotina, som de violino tomou conta dos corredores e salas. Pacientes e servidores aprovaram, mas a atividade não foi uma ação isolada no expediente. A iniciativa de humanização fez parte do curso de capacitação motivacional ministrado pela enfermeira Florence Seabra Dourado e a assistente social Cristiane Damasceno Alves de Araújo, residentes da Famema.

“Foi uma atividade de muito sucesso, que preparou a nossa unidade para outras capacitações e potencializou o aproveitamento em todos os treinamentos”, explicou Maria Ângela Rodrigues de Almeida Souza, gerente da unidade e organizadora das palestras.

Para contemplar todos os colaboradores, o trabalho foi feito em horários diversos, sem nenhum impacto ao atendimento à população. Médicos participaram de uma capacitação interação medicamentosa, com Rosângela Percínio Gianvecchio, médica sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde.

Mais quatro dias de treinamento estão programados, com os funcionários em geral sobre assuntos técnicos da saúde, como intubação, contenção, mobilização, parada cardiorrespiratória e RCP, fixação de cânula e liberação de vias aéreas. Participam também, como instrutoras, a psicóloga Beatriz da Silva Souza e enfermeira Leticia Macorin Pantolfi.

Fotos: divulgação