22 SET 2017
Amanhã tem Vacinação Antirrábica na zona norte

Começa às 09h deste sábado (23), pela zona norte da cidade, a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Marília. A imunização acontece em frente a unidades de saúde, diante de escolas e outros locais estratégicos definidos pela Secretaria Municipal da Saúde. No sábado seguinte, dia 30 de setembro, a vacinação acontecerá nas regiões leste e leste. Dia 07 de outubro será a vez da zona sul e no dia 21 a campanha será encerrada nos distritos e zona rural.

A meta é imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos da população estimada em Marília. O trabalho será realizado somente aos sábados. O objetivo é elevar a cobertura vacinal no município e manter a cidade protegida contra a raiva.

Neste sábado, a vacina será aplicada em 13 locais diferentes na zona norte. Nos bairros mais populosos, foram definidos dois locais. É o caso do Santa Antonieta, por exemplo, onde haverá imunização em frente a UBS Santa Antonieta e em frente ao Ceasa.

Escolas, praças, igrejas e outros locais de grande circulação são pontos de referência para a população. O objetivo, conforme explica a secretária municipal de Saúde, é promover maior conveniência aos moradores, para potencializar os resultados da campanha.

“A vacinação é uma medida muito eficaz na prevenção à raiva. Por isso estamos fazendo um grande chamamento e mobilizando a estrutura da secretaria da Saúde, de acordo com a programação. É uma segurança a mais para o animalzinho, mas também para as pessoas”, disse Kátia.

Alunos do curso de graduação em Veterinária, da Universidade de Marília (Unimar), também participam da campanha da vacina antirrábica. O procedimento é rápido, não precisa de segunda dose e o animal só voltará a ser imunizado contra a raiva na próxima campanha.

O veterinário Lupércio Garrido, que integra a equipe da Divisão de Zoonoses, lembra que a estimativa atual é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília tem hoje cerca de 74,4 mil animais.

RAIVA MATA

A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

Garrido lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Confira abaixo os locais de vacinação: