21 SET 2017
SAÚDE
Marília terá ‘Caminhada Outubro Rosa’ para marcar mobilização contra o câncer de mama

O movimento global “Outubro Rosa” pela informação, prevenção, diagnostico precoce e tratamento do câncer de mama será marcado em Marília por uma ampla agenda do Poder Público, entidades, instituições de saúde, empresas em geral, clubes de serviços e outras organizações da sociedade civil. Para incentivar os eventos, a decoração e iluminação de espaços na cor rosa e as atividades de livre iniciativa, Marília promove a “Caminhada Outubro Rosa 2017”, no dia 30 de setembro (sábado), às 9h30, com saída na rua Nove de Julho, em frente ao Camelódromo.

Basta comparecer, preferencialmente, com alguma camiseta ou adereço nas cores rosa ou branco. Haverá distribuição do laço símbolo da campanha. A proposta é uma manhã festiva, com música, animação e muita informação sobre o combate ao câncer de mama.

A ideia surgiu da reunião de dezenas de entidades e organizações, em encontro organizado pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias da Saúde e da Cultura. Os preparativos foram definidos em duas reuniões, coordenadas pela secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana.

Já confirmaram participação na caminhada clubes de serviço, como o Rotary e Lions; universidades e faculdades de Marília; hospitais; Corpo de Bombeiros, escolas técnicas; entidades do comércio e grandes empresas; associações de moradores; igrejas; associações de moradores; grupos de atividades físicas e órgãos públicos municipais e estaduais.

“O objetivo é chamar a atenção para a questão do câncer de mama, lembrando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. A doença tem cura, porém é fundamental que seja identificada rapidamente. Para isso, precisamos desde informação e empoderamento das mulheres aos meios necessários para o tratamento eficaz”, disse a secretária.

A médica Sílvia Helena de Cerqueira Cesar Rojas, responsável pelo Programa da Saúde da Mulher, no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde, lembra que a campanha Outubro Rosa tem uma história em Marília e já gerou conquistas importantes, através de parceiras.

Uma delas é a implantação do Ambulatório de Patologias Mamárias, que funciona na UBS Alto Cafezal e é referência para toda a rede. Atualmente, casos suspeitos da doença podem ser identificados em qualquer unidade de saúde do município e encaminhados para o ambulatório, onde através de exames clínicos e de imagem, é possível que a paciente (em caso de constatação) receba o diagnóstico e já seja encaminhada à atenção hospitalar.

A agilidade, nesses casos, é determinante para salvar vidas. A líder comunitária Tereza Aparecida Machado, do bairro São Miguel, a mobilização do Poder Público em parceria com a sociedade fortalece a causa.

“É muito importante mostrar para a cidade que o câncer de mama é um problema presente, que precisa ser olhado com atenção pelo Poder Público e também pelas pessoas, no dia a dia. Se cada um fizer a sua parte, com mais informação e recursos de tratamento, muitas vidas serão salvas”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Para suporte aos participantes e também informação sobre o câncer de mama à população em geral, o Ônibus da Saúde estará estacionado na popular “Ilha” em frente à Galeria Atenas. Haverá sorteio de brindes. A Emdurb atuará no apoio do trânsito por meio do Gaoc.

Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Marília apoia uma série de ações e está organizando, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, um calendário unificado para facilitar a divulgação das ações. Entidades, órgãos públicos e empresas que farão atividades relacionadas neste mês podem enviar um e-mail para [email protected] e informar nome do evento, data e hora, local, descrição breve da atividade, realização e telefone para mais informações (site ou telefone).

Foto: Carlos Rodrigues e Júlio César de Carlis