21 SET 2017
Veterinários ‘detonam’ os mitos sobre a vacina contra a raiva e tiram dúvidas

Veterinários da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Marília esclarecem as principais dúvidas sobre a vacina antirrábica, que estará disponível gratuitamente durante campanha a partir do próximo sábado (23). A primeira região atendida será a zona norte da cidade. Lupércio Garrido e Ticiana dos Reis “detonam” alguns mitos e explicam a importância do combate à raiva.

Como toda vacina, a dose contra a raiva é um imunoterápico, ou seja, um medicamento biológico produzido a partir do vírus inativado. Isso significa que a vacina jamais causará a doença, pelo contrário, deixará o organismo do animal protegido contra a patologia.

“É possível, em um percentual muito baixo, que haja alguma reação adversa, porém a vacina não causa a raiva e nem qualquer outro tipo de doença. Essas reações, muito raras, são tratáveis, não persistentes e jamais justificariam que um animal fique desprotegido e possa contrair e transmitir uma doença grave como a raiva”, destaca Garrido.

Ticiane lembra que não existe contraindicação em relação ao porte do animal, gestação, ou ainda alimentação. “Não precisa estar em jejum, não há necessidade de aguardar dar cria e não existe contraindicação. Em caso de alguma dúvida, um veterinário deve ser consultado”, alerta.

A vacinação será em pontos definidos pela Divisão de Zoonoses, incluindo unidades de saúde (em frente a unidade), praças, escolas e locais de grande circulação. Os postos funcionarão das 09h às 17h.

Confira outros esclarecimentos e dicas dos veterinários: