19 SET 2017
INAUGURAÇÕES

A comunidade de nove bairros da zona sul, população estimada em cerca de 14 mil habitantes, passa a contar com uma unidade de saúde mais atualizada e adequada ao atendimento. A Prefeitura de Marília entregou oficialmente, na manhã de sábado, 16, a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Gustavo Alberto de Godoy Pereira”, no bairro Costa e Silva.

Funcionários, moradores, lideranças da comunidade, familiares do médico que dá nome à unidade de saúde e autoridades prestigiaram o evento. O Poder Legislativo foi representado pela professora Daniela Manuela D’Ávila.

O ato público aconteceu durante a ação “Saúde na Rua”, oportunidade em que foram oferecidos serviços de prevenção e promoção da saúde, testes rápidos, atenção nutricional, estética, recreação às crianças e atrações culturais.

A obra teve início em março do ano passado, com o investimento de R$ 117.224,59, entre recursos próprios e repasses federais. O projeto incluiu banheiro com acessibilidade, sala específica para exame Papanicolau, pintura e reparos.

Em um esforço da gestão equilibrada, a UBS também passou por atualização da mobília e recebeu intervenções que não estavam no contrato com a construtora, como por exemplo a limpeza e impermeabilização do telhado. Para esses serviços, o município envolveu o Numa (Núcleo de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde), com apoio da Secretaria de Obras Públicas.

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da atualização da estrutura de saúde e homenageou, principalmente, os servidores municipais. “Mesmo com as adversidades que enfrentamos, não falta acolhimento, atenção e cuidado com os pacientes. A cada investimento que o município faz, os profissionais de saúde respondem e investem muito mais, em dedicação, carinho e amor para que tenhamos uma saúde pública melhor”, declarou Daniel.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembrou que, com esforços da gestão e recursos próprios, o município já entregou a UBS Santa Antonieta. Outras unidades estão em construção ou reforma. Ainda este ano, serão entregues as novas instalações da UBS Nova Marília. A expectativa é entregar também a readequação da UBS Cascata.

O município também confirmou que já se encontra em fase de licitação as obras da USF Jardim América IV e USF Marajó/Santa Paula, para retomada das obras. O projeto de construção da USF Parque das Nações/Marina Moretti encontra-se em fase de atualização orçamentária para posterior licitação.

VEÍCULOS

No mesmo ato, a Prefeitura de Marília também entregou, oficialmente, 12 veículos para uso da secretaria municipal de saúde. Os veículos estão distribuídos da seguinte forma: 02 Ford Ka (vigilância sanitária), 02 Ford Ka (Cerest), um Ford Ka (Caps-i Catavento), 02 caminhonetes GM Montana (Divisão de Zoonoses), 02 GM Spin (SAE), 01 GM Spin (Divisão de Zoonoses), 2 Fiat Palio Weekend (Vigilância sanitária).

Os recursos para aquisição dos veículos são “carimbados”, ou seja, são destinados a setores específicos (serviços técnicos acima citados). A destinação já estava definida em orçamento anterior, não podendo ser destinados, por exemplo, para compra de ambulâncias.

A gestão da frota permitirá ainda realocar para o setor da Sub-frota da Saúde veículos em melhores condições para o TFD (Tratamento Fora de Domicílio), para viagens de pacientes. O município aguarda repasses solicitados, inclusive, em emendas parlamentares para aquisição de veículos de emergência.

Fotos: Mauro Abreu

19/09/2017
Fotos da Notícia: Prefeitura entrega reforma da UBS Costa e Silva e avança na recuperação de unidades