19 SET 2017
SAÚDE
Multivacinação segue até sexta-feira; saúde alerta para imunização de crianças e adolescentes

Prossegue até sexta-feira (22) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes com idades entre zero e 15 anos incompletos. No sábado (16) foi realizado o “Dia D”, quando todas as unidades de saúde de Marília ficaram abertas das 08h às 17h. As doses disponíveis, em pelo menos 17 vacinas, protegem conta dezenas de doenças, incluindo a poliomielite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, HPV, entre outras.

Em Marília, a abertura foi realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) Costa e Silva, que no mesmo ato foi reinaugurada, após reforma. A Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda a ação integrativa “Saúde na Rua”, com serviços, orientações, testes rápidos, aferição de pressão, recreação e atrações culturais.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, destaca que a mobilização motivou muitos pais e responsáveis, mas afirmou que a intenção é ampliar a cobertura, inclusive com busca ativa nas unidades de saúde, por meio do importante trabalho dos agentes comunitários de saúde.

Conforme dados do Programa Municipal de Imunização, somente no sábado foram aplicadas 1.704 vacinas. Destas, 2.148 em crianças de zero a nove anos e 1.545 em crianças/adolescentes entre 10 e 15 anos incompletos.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido afirma que o número, em relação às crianças menores, demostra que muitas já estão com a caderneta em dia, por isso não recorreram à unidade na época da campanha. Porém, já em relação aos adolescentes, é importante destacar novas vacinas incluídas no calendário recentemente.

“A HPV, por exemplo, foi incluída para meninas em 2014 e meninos em 2017. Muitos adolescentes ainda não estão imunizados. Além disso, tivemos a introdução da Meningo C a partir deste ano. Esta é uma vacina muito procurada para os menores e temos um grande número de adolescentes para atingir”, disse.

PROTEÇÃO

As vacinas disponíveis nesta campanha, para crianças menores de sete anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre sete e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema de vacinas e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. As informações sobre a Campanha Nacional de Multivacinação de 2017 estão disponíveis na página www.saude.gov.br/vacinareproteger

Foto: Júlio César de Carlis

Noticia mapeamento-com-drone-em-marilia-e-a-nova-ferramenta-da-secretaria-municipal-de-saude-para
Há 23 horas