16 SET 2017
SAÚDE
‘Saúde na Rua’ acontece hoje; moradores terão acesso a serviços da Secretaria Municipal e parceiros

Para aproximar pessoas, promover Educação em Saúde, prevenção, bem-estar, divulgar e oferecer serviços públicos na área da saúde, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e apoio de parceiros, promove hoje, sábado (16), a primeira edição do evento “Saúde na Rua”. As atividades incluem testes rápidos, atenção nutricional, estética, recreação para as crianças e música ao vivo. Haverá pipoca e algodão-doce. O evento será das 09h às 13h, na praça ao lado da UBS Costa e Silva.

A proposta, explica a secretária Kátia Ferraz Santana, surge da necessidade de ampliar o próprio conceito de saúde. “Não é simplesmente a ausência de doença, mas é o bem-estar de forma geral. A população precisa sentir-se mais acolhida, precisa ser melhor informada, conhecer e usar os serviços que favorecem a prevenção”, disse a gestora.

Dezenas de profissionais foram mobiliados para a ação, que reúne também parceiros do grupo Faif/Feef (Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista), Instituto Embelezze e Efac (Formação Profissional da Beleza).

Maquiagem, esmaltação de unhas, massoterapia, cuidados com o cabelo, entre outros atendimentos estéticos serão oferecidos gratuitamente. Para as crianças, pula-pula, cama elástica e escorregador. Entre as atrações artísticas, apresentações de corais da cidade, banda marcial e do grupo mariliense “Sangue Caipira”.

A equipe da UBS ficará responsável pelo atendimento a crianças e adolescentes, já que na mesma data será Dia “D” da Campanha de Multivacinação. O ônibus da Saúde estará estacionado no local com as equipes do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado em ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids). A população poderá fazer testes rápidos para Aids, Sífilis e Hepatites.

SAÚDE EM MOVIMENTO

O Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) participa com a educadora física Aline Cardoso de Almeida. A proposta é promover a saúde de maneira divertida, incentivando o combate ao sedentarismo, através de música e movimento.

Crianças e adolescentes poderão fazer os testes antropométricos, receber orientações e triagem para participar do tratamento oferecido pelo Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília). Adultos também serão recebidos para orientações referentes a nutrição.

A saúde bucal também estará presente, com dinâmicas e atividades para as crianças. Profissionais de outras áreas de atenção da Secretaria Municipal de Saúde estarão presentes para tirar dúvidas e auxiliar a comunidade, esclarecendo informações sobre o funcionamento do SUS e o acesso aos serviços.

A secretária agradeceu o empenho das equipes e parceiros envolvidos e reforçou o convite à população. Para a gestora, saúde pública não se faz apenas entre quatro paredes. “Temos profissionais muito competentes e que desejam fazer o melhor. Estamos dando todo o apoio, tornando as ações ainda mais dinâmicas e frequentes”, disse.

Kátia lembrou ainda que a ação organizada pela secretaria no Costa e Silva junto com a UBS já acontece, com regularidade, em outras unidades por meio do trabalho das próprias equipes e articulações de parceiros locais. “Vamos intensificar e levar a mesma estrutura que teremos neste sábado para outras regiões”, anunciou Kátia Santana.

Confira as atrações:

09:00 – Coral Uapem