15 SET 2017
INAUGURAÇÕES
Marília terá ‘Super Sábado’ com inauguração em UBS, 12 veículos novos e multivacinação

Marília terá um “super sábado da saúde” neste dia 16. A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entrega a reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) Costa e Silva, na zona sul da cidade. No mesmo ato, serão entregues 12 veículos novos adquiridos pelo município. Solenidade acontece durante a primeira edição do evento “Saúde na Rua”, que irá oferecer serviços de prevenção e promoção da saúde, testes rápidos, atenção nutricional, estética, recreação às crianças e atrações culturais. As atividades começam às 09h.

O sábado será marcado ainda pelo Dia “D” da Campanha de Multivacinação, em todas as unidades de saúde do município. Pais, mães e responsáveis devem levar crianças e adolescentes (menores de cinco anos e entre nove e 15 anos incompletos) às unidades para atualização do cartão de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirma que será um dia de intensas atividades. “Centenas de profissionais estão envolvidos para que tenhamos um sábado muito especial. Decidimos por uma agenda concentrada, atraindo parcerias e abordando a saúde de forma mais integral. A população da zona sul e também de outras regiões está convidada”, enfatizou.

REFORMA

Iniciada em março do ano passado, mediante recursos do Ministério da Saúde, a reforma da UBS “Dr. Gustavo Alberto de Godoy Pereira”, no Costa e Silva, foi concluída este ano com o investimento de R$ 117.224,59, entre recursos próprios e repasses federais.

A unidade ganhou banheiro com acessibilidade, sala específica para exame Papanicolau, pintura e reparos. Também passou por atualização da mobília e recebeu intervenções que não estavam no contrato com a construtora, como por exemplo a limpeza e impermeabilização do telhado.

O local é referência para os moradores dos bairros Costa e Silva, Monte Castelo, Continental, Parque São jorge, Aparecida Nasser, Guarujá, Itaipu, Parati Portal do Sol e parte do Fragata. A população atendida é estimada em cerca de 14 mil pessoas.

VEÍCULOS

Neste sábado, a Prefeitura de Marília entrega, oficialmente, doze veículos para uso da Secretaria Municipal de Saúde. Outros dois já foram adquiridos e tem previsão de entrega para o próximo mês.  Os recursos são carimbados, ou seja, são destinados a setores específicos como Divisão de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Epidemiológica, entre outros.

Os carros e utilitários (marcas/modelo Ford Ka, GM Spin e Montana e Fiat Palio) serão usados para  execução de serviços administrativos e técnicos, fundamentais à assistência à população. A gestão da frota permitirá ainda realocar para o setor da Sub-frota da Saúde veículos em melhores condições para o TFD (Tratamento Fora de Domicílio), para viagens de pacientes.