05 SET 2017
SAÚDE
Durante o Cejusc Itinerante em Nóbrega, Saúde realiza 89 testes rápidos e dezenas de serviços

Presente com dezenas de funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde de Marília participou da segunda edição deste ano do “Cejusc Itinerante Marília Cidadã”, evento organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, na praça do distrito Padre Nóbrega. Das 09h às 16h, foram realizados 89 testes rápidos para HIV e outras dezenas de serviços.

O evento é uma parceira entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério Público Federal, Unimar e Prefeitura de Marília. A abertura contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito Daniel Alonso, a secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana e o juiz coordenador do Cejusc, Marcelo de Freitas Brito.

A população contou com serviços da USF (Unidade Saúde da Família) de Nóbrega. Cerca de oito colaboradores participaram. Foram realizados cadastro de moradores, aferição de pressão arterial e orientação para prevenção a doenças, como diabetes e hipertensão, entre outras.

A educadora física Aline Cardoso de Almeida, do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), comandou uma aula com o grupo de “Capoterapia”. O evento recebeu ainda o “Ônibus da Saúde”, com as equipes do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado em ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids).

Foram realizados 89 testes rápidos para Aids. Nenhum caso positivo foi diagnosticado. Dezenas de moradores aproveitaram para tirar dúvidas. Materiais de educação em Saúde e preservativos foram distribuídos.

Equipe da Divisão de Zoonoses despertou, principalmente, a atenção das crianças com a exposição do “mosquitóforo”, um dispositivo artesanal com mosquitos e larvas que mostra o ciclo do Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A população recebeu ainda informações sobre leishmaniose e animais peçonhentos.

O Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), em parceria com o curso de graduação da Unimar, também realizou dezenas de atendimento. Durante o Cejusc Itinerante, 13 famílias com crianças diagnosticadas com obesidade foram atendidas e serão encaminhadas para tratamento.

A enfermeira Magda Rodrigues Azevedo, que integra a equipe do serviço, conta que além de identificar e orientar crianças e famílias para o tratamento, o evento também permite a divulgação do Caoim até entre outras instituições. “Profissionais de psicologia e serviço social que atuam em outras organizações ainda não conheciam o nosso trabalho. Esse tipo de evento dá visibilidade ao nosso serviço”, disse.

O prefeito Daniel Alonso destacou a iniciativa como fundamental, para o exercício da cidadania. “O Poder Público Municipal, as instituições do Judiciário, a Universidade, os parceiros, empresas, voluntários, todos juntos para que a população tenha mais facilidade de acesso a seus direitos, mais informação. Esse é um modelo de trabalho que apoiamos e precisa ser intensificado”, declarou o chefe do Executivo.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirmou que a ação reforça os vínculos das equipes de saúde com a comunidade, que em breve receberá mais uma unidade de saúde.

“Há uma melhoria progressiva da saúde, mas ainda temos muito a avançar. Os desafios, principalmente para esta região da cidade, são imensos e estamos trabalhando para que os moradores possam contar com um SUS mais eficiente e resolutivo”, afirmou Kátia.

Fotos: Júlio César de Carlis