28 AGO 2017
EDUCAÇÃO
Organização de arquivos escolares é tema de capacitação para servidores da Educação

Em inúmeros documentos, de forma manual ou eletrônica, escolas guardam informações de relevância dos alunos e geram registros que podem ser acessados muitos anos depois. Mas que para que esses dados estejam seguros e acessíveis, é preciso organização. Em parceria com a Universidade Estadual Paulista, a Secretaria Municipal de Educação de Marília promoveu um curso para capacitar profissonas que atuam na área.

A formação, ministrada por docentes do curso de Arquivologia da Unesp, foi realizada em oito datas, sendo quatro encontros com servidores de Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) e mais quatro oportunidades com funcionários lotados em Emeis (ensino infantil).

Participaram da capacitação cerca de 30 auxiliares de escrita e 39 auxiliares de direção. As aulas foram ministradas pelas docentes Telma Campanha de Carvalho Madio, Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, Natália Bolfarini Tognoli , Maria Leandra Bizello, todas doutoras, com vasta experiência.

Assistente técnica de Emei na Secretaria Municipal de Educação, Leila Regina Zilio Zambom destaca, entre os objetivos, a formação e qualificação de profissionais da área de educação na gestão de documentos, além da apresentação dos conceitos de tipologia documental, identificação, classificação e ordenação.

Foram expostos ainda os conceitos e aplicação de conservação e preservação. Nessa formação, foi possível ainda relacionar a organização de documentos de arquivo escolares e a formação da memória escolar”, destacou.

O Secretário Municipal de Educação, professor Beto Cavallari, reformou que as universidades são parceiras estratégicas, para a excelência de ensino que o município deseja. As interfaces são diversas e a cooperação beneficia professores e alunos.

A Universidade e os servidores do ensino básico estão conscientes de que precisamos construir pontes, para que o conhecimento Acadêmico possa fluir por todos os ciclos da Educação Básica Municipal, e vice-versa”, disse Beto.

Além da Unesp, a secretaria de Educação de Marília mantém relacionamento institucional com todas as instituições de ensino superior da cidade. Parcerias já estão em andamento com a Unimar e o Centro Universitário Univem.

Fotos: Júlio César de Carlis