25 AGO 2017
EMDURB
‘Na pista Certa’ recebe população em geral no Ginásio da Santo Antônio neste sábado

Neste sábado (26), o circuito do programa “Na Pista Certa” terá portões abertos no Cemeec – Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural “Professora Neuza Maria Bueno Ruiz Galetti” – popular ginásio da avenida Santo Antônio. A iniciativa é executada pela Fundación MAPFRE em parceria com os municípios. De forma lúdica, na linguagem adequada, crianças recebem lições de trânsito brincando. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer das 08h às 15h.

Entre terça (22) e sexta-feira (25), o programa atendeu alunos do Ensino Fundamental das escolas que funcionam em período integral. A assistente técnica Leila Regina Zilio Zambom, articuladora da parceria, explica que a iniciativa é direcionada a crianças de cinco a nove anos.

A prática complementa esforços que, em Marília, fazem parte das atribuições da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília). Agentes do serviço municipal que atuam no trânsito visitaram o circuito da MAPFRE, como experiência e interação.

São realizadas experiências lúdicas e pedagógicas, realizadas em um espaço cenográfico, com estrutura modular e itinerante. Nessas atividades, eles aprendem brincando a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que estão no trânsito”, explica.

Leila destacou a importância da adesão do município às ações realizadas em parceria com a iniciativa privada. Ações com fins educacionais, realizadas com organizações da sociedade civil, estão ainda mais frequentes.

PARCERIAS

Os programas “Jovens Empreenderes” (Sebrae), “Biblioteca Comunitária” (EcoFuturo/CPFL), bem como o “Pensar global, agir local” e “Implantando a cultura da pacificação nas escolas (Unimar), são exemplos de parcerias fortes em andamento, que geram benefícios aos alunos e educadores.

Leila explica que o programa “Na Pista Certa”, para sua execução, requer espaço adequado e interesse das Prefeituras, para o deslocamento seguro das crianças até o local e a inclusão da atividade como prática pedagógica.

O secretário municipal de Educação, Beto Cavallari, destaca as parcerias e importância da formação dos pedestres e futuros motoristas. “A mobilidade urbana e o trânsito na cidade são problemas de todos nós. Em parcerias com a Emdurb e as organizações da sociedade civil, buscamos qualificar ao máximo a educação das crianças com programas que impactam diretamente na formação do cidadão. Estamos muito agradecidos a Fundación Mapfre por essa parceria”, destacou.