23 AGO 2017
Saúde municipal orienta rotarianos do RC Coroados sobre leishmaniose

A prevenção à leishmaniose foi tema de uma apresentação, nesta segunda-feira (21), durante reunião do Rotary Club de Marília Coroados. O veterinário Marcos Ferreira, que integra a equipe da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, levou aos rotarianos as principais informações sobre a doença. O clube prepara uma ação de impacto na comunidade, em parceria com o município.

A indicação foi feita pelo servidor público, associado do clube, Fabiano Albuquerque. Na gestão 2017/2017, ele é titular da pasta de projetos humanitários. “Foi uma maneira que encontramos de nos informar melhor sobre um assunto que está em evidência. Agora poderemos preparar melhor as ações e atuar, cumprindo nosso papel”, disse o rotariano.

O presidente, Adriano Giraldi Martins, prontamente acolheu a indicação e agendou a visita do veterinário. Ferreira explicou que a doença está presente há muitos no Estado de São Paulo e, gradativamente, amplia o número de municípios afetados.

A leishmaniose visceral é uma doença grave, provocada por um protozoário transmitido pela picada do flebótomo, também conhecido como mosquito palha. Pode acometer cães e humanos. Os animais fazem parte do ciclo de transmissão, uma vez que, quando são picados por um inseto infectado, tornam-se reservatórios. Por isso a necessidade do cuidado com os cães”, explicou.

Em Marília já foram registrados onze casos em 2017, sendo a maioria na zona norte. Um registro ocorreu no bairro Altaneira e outro no Alto Cafezal (Chácara são Carlos), sendo esse último importado da região do Jânio Quadros.

O presidente do clube rotário afirmou que o RC de Marília Coroados pretende atuar na multiplicação de informação sobre a prevenção à doença. As ações ainda serão definidas, mas podem incluir panfletagem, visitas a escolas, palestras em comunidades, entre outras.

MOBILIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as ações realizadas no combate a Leishmaniose no município são orientadas por um Grupo Técnico formado por profissionais da Secretaria e também da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), da Secretaria de Estado da Saúde.

Entre as iniciativas, destaque para a força tarefa setorial realizada nos bairros Jânio Quadros e Alcides Matiuzzi, na zona norte da cidade. Nesta área é realizado um trabalho integrado, que inclue manejo ambiental, ou seja, limpeza de áreas públicas e particulares, com a remoção de resíduos orgânicos por caminhões.

É realizado ainda o inquérito sorológico canino, ou seja, exame dos cães da área, sendo adotado o protocolo técnico para casos positivos, além de educação em saúde, por meio de visitas domiciliares, orientações, distribuição de material de divulgação, carro de som, faixas, ações em escolas e outros locais de concentração de pessoas.

CASTRAÇÃO

Somente no primeiro semestre deste ano, o Programa Municipal de Castração realizou 1.227 cirurgias na cidade de Marília. O serviço é feito por meio da parceria entre o Poder Público Municipal e 14 clínicas veterinárias da cidade, além de uma unidade própria da Prefeitura.

Em média, são 200 procedimentos por mês. Além das ações de controle nos bairros, como inquérito sorológico. A Divisão de Zoonoses mantém intensa agenda de atividades de Educação em Saúde, para órgãos públicos, entidades, organizações da sociedade e empresas. Mais informações sobre as parcerias educativas podem ser obtidas pelo telefone 3401-2054.

Noticia mapeamento-com-drone-em-marilia-e-a-nova-ferramenta-da-secretaria-municipal-de-saude-para
Há 18 horas
Mapeamento com drone em Marília é a nova ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde para combate contra a dengue
Noticia autoridades-do-municipio-destacam-renovacao-e-uniao-pela-vida-durante-inauguracao-da