22 AGO 2017
SAÚDE
Congresso Internacional de Saúde Mental tem a participação da Secretaria Municipal de Saúde

Enquanto discute com as instituições especializadas e parceiros estratégicos a reestruturação da saúde mental em Marília, a Secretaria Municipal de Saúde participa dos fóruns mais relevantes sobre o tema. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus Marília, recebe o II Congresso Internacional de Saúde Mental – “Escola Internacional Franca e Franco Basaglia”. A secretária municipal Kátia Santana e supervisora da área no município, Simone Alves Cotrim Moreira, destacaram as ações do município durante a abertura do evento, nesta segunda-feira.

Na manhã desta terça-feira, autoridades mundiais em saúde mental, participantes do Congresso, visitaram o Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial) e conversaram com a equipe e interagiram com pacientes, por meio de atividades terapêuticas.

A comitiva foi formada pelo psicólogo dinamarquês Richard Armitage, que trabalha com a técnica do Open Dialogue e duas médicas psiquiatras; a brasileira Ana Maria Fernandes Pitta, militante da luta antimanicomial e Pina Ridente, do Dipartimento di Salute Mentale di Trieste, na Itália.

O grupo conheceu a estrutura, a metodologia de trabalho e os serviços que beneficiam atualmente cerca de 210 pacientes. “É uma oportunidade ímpar, para nós, recebermos pesquisadores de renome mundial e mostrar o que estamos fazendo. Esse contato promove uma qualificação ainda maior do nosso trabalho e nos permite alinhar o serviço com o que há de mais indicado para a saúde mental na atualidade”, disse Simone Cotrim.

Durante a abertura na Unesp, a secretária municipal de Saúde destacou os esforços da comunidade científica e sociedade em geral, bem como os resultados, gradualmente observados, na política de saúde mental no país. “É preciso caminhar em direção à humanização com passos ainda mais largos. O olhar integral ao paciente é indispensável”, ressaltou a secretária.

Em Marília, na área de saúde mental ambulatorial (sem internação), o município atua com dois serviços. A atenção à criança e adolescente é feita no meio do Caps-i (Infantil) Catavento, onde estão em acompanhamento cerca de 70 pacientes. Já os adultos que apresentam transtornos mentais (exceto os relacionados à álcool e drogas) são atendidos no Com-viver.

O EVENTO

O Congresso Internacional – Escola “Franca e Franco Basaglia”, acontece em duas localidades. O evento é realizado em Marília nos dois primeiros dias e, depois, na USP em Ribeirão Preto, buscando alcançar um maior número de participantes.

Evento versa sobre o tema “Encontro com o Território: Diálogos entre a Teoria e a Prática”, buscando inspirar práticas colaborativas e participativas na saúde mental brasileira.

A ESCOLA

A Escola Internacional Franca e Franco Basaglia (FFB) começou em Trieste-Itália. O Departamento de Saúde Mental de Trieste é um dos Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram realizadas diversas edições da Escola na Itália e em outros países da Europa e acontecerá pela segunda vez no Brasil.

Fotos: Gustavo Leme / Unesp e Divulgação