22 AGO 2017
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde mobiliza equipe da USF Toffoli e apoia atendimento a moradores

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília mobilizou a equipes da USF (Unidade Saúde da Família) Tóffoli para o levantamento das necessidades da população atingida pelo temporal deste domingo (20), que afetou a região. A ação coordenada pela titular da pasta, Kátia Ferraz Santana, teve como objetivo identificar as demandas de saúde e apoiar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A atuação começou imediatamente após o temporal, com a mobilização dos motoristas e disponibilização dos veículos da Sub-frota da Saúde.

Na manhã desta segunda-feira, equipe formada por agentes comunitários de saúde, profissional do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) e a dentista da unidade percorreu as ruas mais atingidas dos bairros Monsenhor João Batista Tóffoli e Perque das Azélias.

A secretária Kátia Santana reuniu-se com a equipe, recebeu relatório sobre os casos mais críticos, que envolvem moradores idosos, gestantes, puérperas e pessoas com algum tipo de deficiência.

Após determinar providências e protocolos singulares, acompanhou os profissionais, in loco, na avaliação das necessidades e apoio. Nas casas mais afetadas, conversou com os moradores ao lado do prefeito Daniel Alonso e da Secretária de Desenvolvimento Social, Wania Lombardi.

Desde ontem todas as secretárias municipais estão trabalhando nas suas respectivas áreas e também em apoio às demais pastas. No nosso caso, contamos com o precioso trabalho dos agentes comunitários e das equipes de saúde em geral, que conhecem muito bem a população e podem atuar como facilitadores, para que o diagnóstico seja feito e a ajuda chegue rapidamente”, disse Kátia.

É o caso da aposentada Madalena Freitas Pereira Melari, de 78 anos, que teve a casa parcialmente destelhada. Ela conta que estava na varanda, quando foi surpreendida pelo vendaval. “Caíram algumas tenhas em cima do local onde eu estava, até quebrou, mas não me atingiu. Foi por Deus”, atribui a idosa.

Madalena foi orientada pela equipe de saúde e inscrita para receber auxílio, na reconstrução da casa. Ela conta com a ajuda dos familiares que moram no mesmo quintal e não teve que deixar a moradia, localizada na rua Jacomo Bertolini, uma das mais atingidas pelo vendaval.

A enfermeira Tálitha Magnani Padula conta que o território da unidade é formado por cerca de 3.200 moradores, com muitos jovens, idosos e crianças. Ela conta que, em função do temporal, não houve aumento de demanda nesta segunda-feira (21), mas destaca que o bem-estar da população tem forte impacto na saúde, o que exige medidas como esta.

O que estamos fazendo é uma busca ativa, apoiando quem precisa de atendimento em saúde e, muitas vezes, não consegue nem chegar à unidade, pela situação em que se encontra. Os idosos e crianças, principalmente ficam muito mais vulnerável após um evento lamentável como esse”, disse Thálita.

A iniciativa no Toffoli, nesta segunda-feira, envolveu as agentes de saúde Ana Paula e Sônia, a auxiliar de enfermagem Jéssica, a psicóloga do Nasf Talita e a dentista Carla.

Fotos: Júlio César de Carlis