16 AGO 2017
SAÚDE
Campanha de Multivacinação começa dia 11; Marília terá dia ‘D’ nas unidades de saúde

Pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes têm um compromisso a mais com a Saúde neste mês de setembro. Começa no próximo dia 11 a Campanha Nacional de Mutivacinação, uma oportunidade para manter atualizada a carteirinha de vacinação. Em Marília, as 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 equipes USF (Unidade Saúde da Família) serão mobilizadas.

A supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Arrigoni Mosquini, explica que a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

Serão atualizadas pelo menos 14 vacinas que fazem parte do calendário vacinal para estas faixas etárias. O SUS (Sistema Único de Saúde) garante a gratuidade a todo cidadão, independente se o usuário tem ou não plano de saúde. É importante, porém, apresentar o cartão de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, informou que todas as unidades de saúde estão sendo preparadas e haverá, na cidade, uma grande mobilização no dia 16 de setembro, quando acontece o dia D. “Com o esforço das nossas equipes e o engajamento de todos, a informação chega à população. Temos colhido bons resultados nas campanhas. Não será diferente”, disse a gestora.

Kátia destacou ainda que é preciso manter o desempenho. “Ainda são notificadas doenças e complicações que poderiam ser prevenidas com vacinas, por isso a importância da conscientização das famílias e aumento da cobertura vacinal”, alertou a secretária.

A enfermeira responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, lembra que na cidade, em 2017, já foram realizadas várias campanhas, como a intensificação contra a febre amarela, Influenza e, recentemente, HPV, hepatite B e meningite C.

Todas as vacinas seguem disponíveis na rede, com exceção da Influenza, que tem período sazonal no primeiro semestre. É muito importante que a população informe-se sobre a faixa etária indicada para cada imunização. Em relação às crianças com até cinco anos, a atenção deve ser redobrada.

MULTI

A partir de 2016, além dos menores de cinco anos e com nove anos completos, o Ministério da Saúde também ampliou o calendário para adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Em caso de dúvida, basta procurar a unidade.

Adultos também devem aproveitar a oportunidade para manter as vacinas em dia. Para segurança, é indispensável portar a caderneta e consultar regularmente a equipe de enfermagem da UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade Saúde da Família) mais próxima.

Se a pessoa sabe onde foi imunizada, é possível também obter informação sobre o registro de vacina anteriormente aplicada. A campanha que começa dia 11 vai até 22 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.