07 AGO 2017
USF Novo Horizonte é referência para atenção primária

Desmembrada do Jardim Aeroporto há 14 anos, a USF (Unidade Saúde da Família) Novo Horizonte é responsável pelo atendimento em um território com população estimada em cerca de 3,5 mil pessoas. Com intensa agenda de visitas, a secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, esteve na unidade para conhecer detalhes da estrutura, conversar com os profissionais, lideranças da comunidade e moradores. Ela foi acompanhada do vereador Marcos Rezende.

O trio gestor é formado pela enfermeira Graziela Marques Martins, a médica Simone Zambon Elias e a dentista Tatiane Coneglian. A unidade é referência para atenção primária e porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) para inúmeras especialidades e serviços. Durante o encontro, a equipe falou sobre perfil da demanda, infraestrutura do espaço e características do território.

A saúde de Marília tem atualmente 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e mais 37 equipes ESF (Estratégia Saúde da Família) para receber a população, em todas as regiões da cidade. Existem ainda mais 27 unidades de serviços fora da sede da secretaria, entre atividades especializadas de atenção ao usuário ou suporte, suprimentos e apoio ao servidor da saúde.

Dialogamos e construímos, de forma participativa, as soluções que tornarão o SUS mais resolutivo. Essa é a nossa cultura de trabalho. Recebemos e vamos de encontro a dezenas de servidores todos os dias. Nas visitas, temos a oportunidade de ficar ainda mais perto da realidade das nossas equipes e dos moradores”, afirmou a secretária.

Graziela conta que a população do bairro Novo Horizonte é caracterizada por maior número de adultos, com forte participação dos idosos. Somados os bairros adjacentes, os usuários formam um grupo heterogêneo, com demandas tanto de crianças, quanto mulheres e homens adultos e idosos.

Embora estamos totalmente inseridos na rede, com o suporte que o município oferece, é muito importante receber pessoalmente a secretária para esse contato mais próximo. A equipe toda sente-se ainda mais apoiada e prestigiada”, disse e enfermeira.

Foto: Júlio César de Carlis