04 AGO 2017
SAÚDE
Alunos visitam exposição; Saúde e Educação abrem as portas para ‘tour pedagógico’

Crianças atendidas em período integral, matriculadas no 5º ano da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Cecília Alves Guelpa, bairro Jânio Quadros, participaram de um “tour pedagógico” nas secretarias municipais de Saúde e de Educação. As pastas da administração municipal estão instaladas em prédio histórico, na avenida Castro Alves.

O grupo com cerca de 30 estudantes da zona norte, com idades entre dez e onze anos, visitou a exposição “O encanto das cores”, do artista e arte-educador Aloísio Dias da Silva. O próprio autor recebeu as crianças no auditório na secretaria de Saúde, onde explicou sua técnica e respondeu a perguntas.

Em seguida, os olhares curiosos e encantados percorreram as salas e corredores. Aloísio falou sobre cada uma das telas e mostrou, na prática, as diferenças entre os traços refinados ensinados pelas artes acadêmicas e a simplicidade e beleza da escola Naif, a qual pertence.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, elogiou a iniciativa da escola. “A Cultura é muito importante para que sejamos completos, em nossa formação. A proposta de receber a exposição surgiu de um olhar sensível dos nossos servidores, para valorizar o prédio onde estamos instalados. O interesse da escola e a presença das crianças nos alegrou muito”, disse a gestora.

A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A professora Cristiane de Jesus, que acompanhou a turma com mais dois servidores, explica que a visita contempla uma atividade externa da oficina de enriquecimento de artes plásticas. Na proposta de escola em tempo integral, afirma, os educadores têm mais tempo com as crianças e conseguem aprofundar o aprendizado.

EDUCAÇÃO

O titular da pasta, professor Beto Cavallari, recepcionou o grupo em seu gabinete. Ele mostrou, na linguagem das crianças, que o funcionamento das escolas depende de servidores que trabalham na administração escolar garantindo transporte, alimentação, planejamento pedagógico, educação especial, ferramentas tecnológicas e suporte aos profissionais que estão em sala de aula ou trabalham no apoio.

Em uma aula prática de cidadania, os alunos puderam redigir um ofício com solicitações ao secretário. Os pedidos foram diversos, incluindo ideias para novas oficinas, olimpíadas escolares e projetos para serem desenvolvidos no Programa Jovens Empreendedores.

Desde o início do ano, estamos trabalhando para superar desafios e reorganizar a Secretaria, mas sem perder o foco do que é mais importante: o bem-estar e o convívio com as nossas crianças e com os servidores. Nessa nova proposta de trabalho, priorizamos pessoas. Chegamos mais perto, vamos à escola e a escola vem à secretaria”, disse Beto Cavallari.

Fotos: Júlio César de Carlis