02 AGO 2017
Servidores da Educação apoiam campanha contra o câncer infantojuvenil

O combate ao câncer infantojuvenil, por meio da mobilização social, ganhou novos voluntários em Marília. Em apoio à Campanha McDia Feliz, alunos e servidores da Secretaria Municipal de Educação produziram e doaram 45 cofrinhos artesanais. O trabalho manual foi realizado em oficinas de artes em escolas de Educação Infantil (Emeis) e Fundamental (Emefs).

A campanha é coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e acontece em Marília desde o ano 2000. No início deste ano, a Santa Casa de Misericórdia teve novo projeto aprovado. A instituição mantém um setor oncológico para crianças e adolescentes, referência para 62 municípios pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ao longo destes 17 anos, grandes avanços foram assegurados, como a implantação de especialidade oncológica (onco oftalmologia), reforma de área física e compra de equipamentos, estruturação de serviços no atendimento psicológico e odontológico, além da construção de uma casa para o Gacch (Grupo de Apoio As Crianças Com Câncer e Hemopatias), em parceria com o Tauste Ação Social.

ENVOLVIMENTO

Mais de 100 voluntários da Secretaria de Educação participam. A supervisora Rita Borguetti, que integra a equipe pedagógica de Emefs, tornou-se voluntária após participar de uma oficina de sensibilização promovida para servidores. “A causa é muito importante e merece nossa atenção. Nos organizamos e rapidamente encontramos maneiras de ajudar”, conta.

A diretora substituta Simone Aparecida Masson, da Emei “Meu Anjo”, conta que as oficinas viraram diversão e motivaram toda a escola. “Arrecadamos as latas de leite vazias, mobilizamos novos voluntários e fizemos os cofrinhos no horário de folga. É uma forma muito simples de ajudar, mas acredito que haverá grande impacto, com cada um fazendo um pouco”, disse a diretora.

A coordenadora da campanha em Marília, Erica Legutcke, agradeceu a iniciativa dos servidores. Os cofrinhos artesanais serão destinados a outros voluntários, engajados na captação de recursos que serão convertidos em tíquetes da campanha.

Para ajudar, basta adquirir um tíquete (R$ 15,50) ou uma camiseta oficial (R$ 25,00).  “O McDia Feliz é contagiante porque toda a energia gerada na campanha vai produzir a cura do câncer. Graças a todo esse esforço, é assegurado em Marília o atendimento médico e o apoio psicossocial. Vidas são salvas. A secretaria de Educação deu um grande exemplo com essa iniciativa”, afirmou Erica.

O Secretário Municipal de Educação, professor Beto Cavallari, destacou que o voluntariado agrega valores e impacta positivamente no processo de trabalho. “Um profissional capaz de entender a importância de doar-se, de contribuir para uma causa social, é notadamente mais colaborativo, integrado e produtivo”, disse.

APOIO CULTURAL

A Prefeitura está entre apoiadores desde o início da campanha na cidade. Todos os anos, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o município participa do evento final da campanha (último sábado de agosto), quando são realizados shows de artistas voluntários na avenida Tiradentes.

Este ano, o Poder Público municipal também apoiará com o lançamento da campanha, marcado para o próximo dia 10 de agosto, no Teatro Municipal, onde será realizado um show do cantor Zeca Colares. Cada ingresso custa R$ 15,50 e será convertido em um tíquete da campanha, para doação do sanduíche Big Mac a crianças carentes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-5559, na instituição responsável.

Foto: Júlio César de Carlis