02 AGO 2017
SAÚDE
Mês de combate a Hepatites Virais termina com quase 500 testes rápidos; três casos positivos

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília divulgou, nesta terça-feira (01), o balanço do mês de intensificação no combate às hepatites virais. Em julho foram realizados cerca de 500 testes rápidos; mais três casos positivos estão confirmados na cidade. Também foram notificados novos casos de Aids e sífilis.

A enfermeira Alessandra Pereira, coordenadora do programa de prevenção no município, lembra que o dia 28 de julho é destacado no calendário do Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais. Em Marília, as ações transcorreram durante todo o mês.

Com intensa divulgação e realização das chamadas ações extramuros, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde aumentaram também os testes rápidos para Aids e sífilis. A campanha mobilizou as unidades de saúde e também o SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento).

Esse trabalho é feito durante todo o ano, mas para este mês preparamos uma programação extensa. Nas unidades, o tema foi lembrado em cartazes, com balões e de outras maneiras criativas. Levamos o ônibus da saúde para locais como a Feira Noturna e a região comercial da rua Nove de Julho (popular Ilha da Galeria Atenas). Os profissionais de saúde desenvolveram muitas ações”, relatou.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que as ISTs, quando ignoradas, podem levar a uma série de complicações, incluindo a contaminação de outras pessoas e a morte. “As campanhas sempre chamam a atenção para a importância de ‘ficar sabendo’. É preciso conhecer para combater, por isso o diagnóstico é fundamental”, ressaltou a gestora.

RESULTADOS

Durante o mês, foram realizados 492 testes rápidos para hepatites virais, sendo 161 em ações extramuros e os demais na sede do SAE e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família). Em três testes para hepatite C, os resultados foram positivos.

Os pacientes foram orientados e estão sendo acompanhados. Não houve registro de Hepatite B na cidade em julho. Com os novos casos deste mês, subiu para 12 o total notificado no ano à Vigilância Epidemiológica no município.

Já em relação a sífilis, as equipes realizaram 401 testes no mês, sendo 159 no ônibus da Saúde. Entre todos que se submeteram ao procedimento, 25 descobriram que estão com a doença e já tiveram tratamento iniciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Também foram oferecidos testes rápidos para Aids. Em julho foram 337 exames, sendo 117 em ações extramuros. Mais cinco casos positivos foram identificados, com os pacientes encaminhados para atendimento especializado no SAE.

SERVIÇO

O SAE/CTA conta com funciona na rua Sete de Setembro, 793, das 07h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3451-2939 e 3413-7421.

Foto: Arquivo