28 JUL 2017
SAE faz ação para marcar o Dia Nacional de Combate a Hepatites Virais

Para marcar, em Marília, o Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde promove nesta sexta-feira (27), por meio do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento) uma intensificação de atividades. A unidade, localizada na rua Sete de Setembro, 793, abre hoje com agenda intensa, com orientações, testes rápidos e ações de integração.

A proposta, explica Alessandra Pereira, coordenadora do Programa de Prevenção a ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) da Secretaria Municipal de Saúde, é valorizar o serviço, os profissionais e aproximar ainda mais a população.

Ela lembra que a unidade tem se destacado pelas ações extramuros com o Ônibus da Saúde, mas nesta data, a opção foi promover informação sobre o atendimento integral que é oferecido nas instalações internas, equipada com consultórios, sala de vacina e espaços para acolhimento.

Silenciosa, a doença segue fazendo vítimas. Em Marília, durante o ano de 2016 foram notificados 68 novos casos. Nos primeiros seis meses deste ano, a Vigilância Epidemiológica do município registrou nove notificações da doença.

A INFECÇÃO

As hepatites virais são provocadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, o último mais frequente na África e na Ásia. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que milhões de pessoas podem ter os vírus B ou C no organismo, sem ter nenhum sintoma.

As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença. A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.

Os testes rápidos para Hepatites têm função de triagem. Em caso de resultado positivo, é necessária a realização de exame laboratorial, garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Neste sábado (29), das 08h às 13h, o Ônibus da Saúde estará estacionado na rua Nove de Julho, na popular “Ilha da Galeria Atenas”. Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelos telefones (14) 3402-6500, na Secretaria Municipal de Saúde, ou pelo 3451-2939, direto no SAE.