26 JUL 2017
Saúde municipal intensifica vacinação contra HPV, hepatite B e meningite C

Para proteger a população contra o HPV, hepatite B e meningite C a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a vacinação. As doses estão disponíveis em todas as 49 unidades de saúde de Marília. O público-alvo principal são as crianças a partir de nove anos e os adolescentes. As equipes de saúde aproveitam a oportunidade para conferir e atualizar as cadernetas de vacinação.

Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo Programa de Imunização do município, explica que a intensificação segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O período vai de 24 a 28 de julho, porém a rede municipal manterá intensa divulgação e ações junto à população para ampliar a cobertura.

O público-alvo para esta intensificação está dividido em três grupos. Para a vacina HPV, devem ser imunizadas meninas entre nove e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade.

Já para a vacina meningocócica C, que protege contra infeções graves como a meningite, a imunização é indicada para ambos os sexos, entre 12 e 13 anos. As doses contra hepatite B estão disponíveis para toda a população, independente da idade.

Em relação a esse vírus (hepatite B) é importante lembrar que a proteção só acontece com o esquema completo, que necessita de três doses. Essa vacina já está no calendário infantil; até um ano todas as crianças deveriam tomar”, esclarece Renata.

Muitos adultos, explica a enfermeira Renata, não têm esse esquema e devem procurar uma unidade de saúde. A segunda dose é aplicada 30 dias após a primeira. A última seis meses após a primeira. Todas as equipes do município já estão devidamente orientadas e o estoque de vacinas foi preparado para a intensificação.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) funcionam das 07h às 17h. A relação completa dos locais de vacinação e endereços pode ser conferido no site da Prefeitura de Marília (www.marilia.sp.gov.br), com acesso direto pelo link encurtado https://goo.gl/PtjDQr

Foto: Júlio César de Carlis