25 JUL 2017
AGENDA CULTURAL
Secretaria Municipal de Educação apresenta ‘Nenhum a menos’ no festival Film-Ação

A Secretaria Municipal de Educação de Marília, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e da Vídeo Camp Films that Move, realiza nesta quarta-feira (26), a segunda exibição do Festival de Filmes e Documentários Film-Ação. Será exibida a película Nenhum a Menos (China, 106 minutos – 1999), uma produção que revela as condições da educação na zona rural chinesa e convida pais, mães e educadores a uma reflexão sobre os desafios para a transmissão do conhecimento. A sessão começa às 19h e a entrada é franca, mediante inscrição pelo e-mail [email protected].

Professor Beto Cavallari, secretário municipal de Educação, lembra que esta será a segunda exibição do projeto. Em abril, o festival exibiu O começo da Vida (Brasil, 1h37min – 2016), longa que faz uma análise aprofundada e mostra um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido.

Nesta edição, a proposta é manter discussões qualificadas para a compreensão do tema Educação, sob diferentes olhares, entre professores, coordenadores e diretores. O resultado buscado, explica Beto, é a sensibilização dos profissionais e ampliação das fronteiras do conhecimento.

Após a exibição haverá um debate com os temas “Gestão da Educação”, com Paulo César Magri, secretário municipal de Educação de Novo Horizonte (cidade premiada e destacada no Ideb); “Enfoque Pedagógico”, com Elianeth Dias Hernandes (Unesp Marília) e “Experiência Estética”, com Pedro Angelo Pagni (Unesp Marília).

A primeira edição foi um sucesso. Uma oportunidade para que possamos conhecer uma experiência de educação muito diferente da nossa, mas que pode ter traços comuns, como o esforço para promover o saber, para defender e praticar uma educação transformadora, sem olhar tanto para as nossas dificuldades, mas para a nossa missão”, destacou Beto.

Para a exibição desta quarta-feira, a abertura do teatro será às 18h30. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou telefone (14) 3402-6300.

NENHUM A MENOS

Filme singelo, dirigido por Zhang Yimou com uma câmera sutil, em estilo apenas parcialmente ficcional, “Nenhum a Menos” revela as condições da educação na zona rural chinesa. O diretor flagra uma escola primária em estado precário, na remota aldeia de Shuiquan, na qual os recursos são tão reduzidos que seu titular, Gao, é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo.

Quando sua mãe adoece, o professor é obrigado a se retirar por algum tempo, com o objetivo de visitá-la, pois está à beira da morte. O prefeito da pequena localidade, porém, não consegue encontrar um substituto que aceite trabalhar nestas condições.

Só lhe resta contratar a única voluntária, Wei Minzhi, de apenas 13 anos, que mal tem recursos intelectuais para transmitir aos alunos. Na verdade, ela mesma só cursou o primário. A garota deverá permanecer por um mês na escola, a qual será também sua morada temporária, compartilhada com mais alguns estudantes.

Embora desprovida de qualquer experiência, ela revela ter, apesar de sua aparente timidez crônica, uma persistência e uma fibra surpreendentes. Mais que lhe orientar quanto ao que deve passar de conteúdo para seus alunos, o Professor Gao lhe reserva uma árdua missão.

Preocupado com a constante evasão escolar, ele lhe recomenda que mantenha todos os estudantes na escola, e não deixe nenhum partir.

Obcecada com esta ideia, ela faz tudo para impedir que uma de suas alunas, talentosa atleta, seja levada para a cidade, onde treinará para aperfeiçoar seu dom. Impotente diante desta realidade, ela não permitirá que nenhum outro estudante parta da pequena escola. A realidade, porém, transcende seus modestos planos, e ameaça retirar de sua pequena comunidade mais um aluno.

Órfão de pai, integrante de uma família muito pobre, repleta de dívidas, o pequeno Zhang Huike é obrigado a deixar a escola e ir para a cidade trabalhar. Inconformada, a professora parte em busca de seu aluno; impedida de embarcar como clandestina em um ônibus, ela segue a pé sua jornada repleta de emoções e desafios.

Resenha: Ana Lúcia Santana – http://www.infoescola.com/