20 JUL 2017
SAÚDE
Farmácia de manipulação garante produção de 42 produtos farmacêuticos para rede pública

Instalada ao lado do Viveiro Municipal, a Farmácia de Manipulação FitoSaúde, uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, oferece apoio para a demanda de produtos farmacêuticos da rede pública. São produzidos 42 itens, entre medicamentos fitoterápicos e alopáticos.

Na tarde desta quarta-feira (19), a secretária Kátia Ferraz Santana visitou as instalações e conversou com servidores. Ela destacou o trabalho da farmacêutica Danielle Zanetti Caroni e da equipe, que desenvolvem iniciativa modelo para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme a farmacêutica, são atendidas entre 12 e 13 mil prescrições (receitas médicas) por mês. O medicamento mais produzido é o omeprazol 20 mg, com 160 mil cápsulas por mês. As pomadas para assaduras também se destacam, com 2,5 mil por mês.

A FitoSaúde também garante a produção de mais de mil frascos de xarope de própolis, guaco e mel, ajudando a suprir estoque e reduzir custos com medicamentos na rede municipal de saúde.

A farmácia é responsável pela compra, controle de qualidade, produção, embalagem e dispensação dos itens que produz. Muitos equipamentos, porém, trabalham abaixo da capacidade em função da falta de investimentos dos últimos anos.

O serviço conta com dois farmacêuticos, três auxiliares de escrita, um auxiliar de serviços gerais e três estagiários. O trabalho começou há 14 anos, na época com a produção de quatro produtos, todos fitoterápicos. Parceria entre o Consulado Japonês no Brasil e a Prefeitura de Marília proporcionou a instalação.

Com o tempo, os alopáticos também chegaram e alteraram o projeto inicial, oferecendo mais opções para a assistência farmacêutica do município. A Secretária Municipal de Saúde reiterou compromisso da Administração Municipal de implantar o projeto de melhorias e ampliação, elaborado pela farmacêutica responsável, para valorização da FitoSaúde.

Estamos concentrando esforços para regularizar as demandas que, quando assumimos, a população estava desassistida. Na prática, tivemos muitos incêndios para apagar. Em um segundo momento, poderemos trabalhar os projetos e reestruturar algumas áreas, ganhando qualidade e projetando crescimento”, disse a secretária.

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

A farmacêutica responsável lembra, porém, da necessidade de prescrição médica para a dispensação e o uso adequado dos produtos. Os itens da FitoSaúde estarão disponíveis nas farmácias municipais, a primeira delas a ser inaugurada nesta sexta-feira (21), no antigo PA Norte.

No local, não ocorrerá apenas dispensação de medicamentos, mas a população contará com assistência farmacêutica. Será possível ser atendido por profissional especializado, em salas individuais, para orientações sobre o uso dos fármacos.

Foto: Júlio César de Carlis