06 JUL 2017
SAÚDE
PREVENÇÃO: Curso forma multiplicadoras para testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV

Saltou para sete o número de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Marília preparados a capacitar outros servidores da área, para a realização de testes rápidos de Hepatites, sífilis e HIV. Conhecidos como multiplicadores, eles contribuirão para que ainda neste semestre 100% das unidades de saúde da cidade tenham profissionais habilitadas para o procedimento. A meta é o diagnóstico precoce, redução da subnotificação e o combate às doenças.

O curso de dois dias, realizado nas dependências da Unimar (Universidade de Marília), foi promovido pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), um serviço ligado à DRS-IX (Direção Regional de Saúde) do Estado de São Paulo.

A rede municipal contava com duas multiplicadoras, conforme explica a enfermeira Alessandra Pereira Souza, coordenadora do Programa de Prevenção às ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em Marília. “Com mais pessoas preparadas para dar o treinamento, vamos acelerar a capacitação. Já temos um cronograma para isso”, relata.

Ela lembra que o teste rápido para HIV tem caráter diagnóstico, ou seja, é conclusivo para a detecção da doença. Por isso, a importância do preparo técnico e emocional de quem levará essa informação ao usuário. A abordagem e o ambiente devem ser adequados e em caso de positividade, a pessoa deve ser orientada e encaminhada ao serviço de saúde especializado.

Já em relação a Sífilis e Hepatites virais, servem para triagem. Em caso de resultado positivo, é realizado o exame confirmatório. Em Marília, cerca de 45 profissionais de saúde já receberam o treinamento ministrado por multiplicadores e podem aplicar os três testes.

Atualmente, 30 profissionais estão em atividade nas unidades de saúde do município e no SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento).

Com o aumento dos capacitados, as chamadas “ações extramuros” poderão ser realizadas com mais frequência e atingirão novas frentes, durante mobilizações de saúde eventos organizadas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).

Nosso agradecimento ao GVE por essa importante parceira, que torna a rede municipal mais preparada para o uso desse importante recurso. Inclusive, neste mês, quando é lembrado o Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais, faremos uma série de ações visando conscientizar as pessoas e tornar o diagnóstico mais acessível”, destacou a enfermeira Alessandra Pereira.