04 JUL 2017
Festa Junina integra comunidade de Amadeu Amaral e equipes de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília, por meio da USF (Unidade Saúde da Família) Amadeu Amaral, Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), em parceira com a equipe da Emefei Professor Antônio Garcia Egea, promoveu na sexta-feira (30) uma festa junina no distrito. A atividade estimulou a prática de atividade física e convivência, além de integrar profissionais de saúde e usuários das unidades de saúde.

Kátia Ferraz Santana, gestora da pasta, esteve em Amadeu Amaral, distrito com cerca de 580 pessoas. Ela visitou a unidade de saúde, conversou com funcionários sobre as necessidades da USF e com moradores atendidos pela equipe.

A gestora explica que a população de Amadeu conta com os mesmos serviços de atenção básica que são oferecidos pelas demais unidades de saúde, por meio de um trabalho multidisciplinar. Os moradores também podem participar das atividades do Nasf, formada por educadores físicos, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e nutricionista.

VITALIDADE

Aos 75 anos, a aposentada Alice Correia, que mora no distrito há 20 anos, participa de todas as iniciativas. A saúde teve grande melhora, conta ela, depois que passou a frequentar o grupo de atividades físicas. A idosa e outros moradores se reúnem também para aprender mais sobre a prevenção a doenças e a promoção da saúde, nos encontros dos grupos de resultados de exames.“Participo de tudo. Eles são muito atenciosos com a gente. É preciso ficar em movimento para ter saúde, porque a quilometragem está bem grande”, brinca a usuária da USF Amadeu Amaral.

O arraiá no distrito reuniu também moradores atendidos em outras unidades de saúde, das zonas oeste e sul, acompanhados pelos profissionais do Nasf. Com 82 anos e muita disposição, a aposentada Maria Teato, de Avencas, fez parte do grupo que se deslocou a Amadeu. “Se chamar, eu vou. A festa está muito boa. Estão de parabéns”, disse a idosa, com disposição.

Os organizadores da festa junina (profissionais de saúde, comunidade escolar e moradores) prepararam pratos típicos, quadrilha, concurso nas categorias mirim e “melhor idade”, brincadeiras e outras atrações.

A psicóloga Urânia Santos, coordenadora do Nasf, afirma que o trabalho integrativo promove a convivência e, por consequência, a saúde. “É uma ação que está de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, em apoio a Estratégia Saúde da Família”, finaliza.

O Nasf está presente em toda a cidade, em apoio às 37 equipes do Programa Saúde da Família. Para mais informações sobre os grupos de atividades físicas e outras ações, basta procurar uma unidade das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fotos: Júlio César de Carlis