29 JUN 2017
SAÚDE
Saúde Municipal intensifica cirurgias de catarata para zerar fila; 600 atendimentos serão agendados

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília irá zerar a fila para cirurgia de catarata no município, com o aumento da contratação junto aos prestadores do serviço. A intensificação começa no dia 01 de julho e prevê 400 procedimentos em três meses e cerca de 600 até dezembro.

O anúncio foi feito pela titular da pasta, Kátia Ferraz Santana após reunião com representantes do HBU (Hospital Beneficente Unimar) e Santa Casa de Misericórdia. Entre as especialidades, a oftalmologia é a que registra maior tempo de espera, por isso será o foco da intensificação.

A redução da acuidade visual provoca uma série de consequências sociais e à saúde, sobretudo nos idosos. A pessoa fica privada da leitura, pode perder a autonomia, ter dificuldade para tomar os medicamentos e fica sujeita a quedas. Até mesmo doenças anteriormente existentes, podem se agravar em função desa perda da qualidade de vida”, disse a secretária.

Kátia lembrou que o aumento da resolutividade da rede de saúde do município é compromisso do governo. A meta passa pela melhor gestão das vagas e ampliação da oferta de consultas, exames e procedimentos nas especialidades.

A intensificação, explica a secretária, utilizará recursos federais que serão liberados por meio da Portaria 1.294/17, da Estratégia para Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, do Ministério da Saúde. Em Marília serão investidos R$ 283.385,56 em três meses. Os demais recursos necessários, para zerar a fila, serão investidos pelo próprio município.

PARCERIA

A HBU e Santa Casa ficarão responsáveis pela convocação dos pacientes e agendamento, conforme orientação da Secretaria Municipal. A superintendente da instituição universitária, Márcia Mesquita Serva, afirma que a iniciativa terá grande impacto.

Estes pacientes já estão identificados e fazem parte de uma demanda reprimida. Sabemos dos transtornos que a pessoa sofre em função da catarata. Num esforço de gestão, a prefeitura está cumprindo esse compromisso de zerar a fila e estamos empenhados para oferecer o melhor serviço”, destacou Márcia Mesquita.

A Coordenadora de Negócios da Santa Casa de Marília, Márcia Motta, explica que a cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais rápidos e seguros da atualidade, porém requer equipamentos e mão de obra altamente especializada.

Mediante o esforço do município para obter os recursos necessários, como instituição parceira vamos participar com o acolhimento e a experiência técnica para que as cirurgias ocorram no menor tempo possível, com a segurança necessária”, disse.

ALERTA ÀS FALTAS

Kátia e as representantes dos serviços destacaram a importância dos pacientes contatados não faltarem na data agendada. Segundo Márcia Mesquita Serva, em ações de intensificação anteriores, foram observados muitos casos de ausência, uma perda para o SUS (Sistema Único de Saúde) e as pessoas que usam o serviço.

Quando for contatado, convocado pelo nosso pessoal, é muito importante que a pessoa já informe se poderá ou não comparecer para a cirurgia. Poderá ser proposta uma nova data próxima, mas se o paciente marcar e faltar, teremos um problema muito sério porque haverá a perda dessa vaga e consequentemente desse recurso. É uma oportunidade que muitos estão esperando há muito tempo, portanto não pode ser desperdiçada”, destacou Márcia.

REGIÃO

A Estratégia para Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, do Ministério da Saúde beneficiou também os demais municípios que fazem parte da CIR (Comissão Intergestores – Regional Marília), que conta com um total de 19 cidades. A soma de recursos é de R$ 466.005,52.

Kátia Santana informou que os demais municípios já definiram que os procedimentos eletivos para a região serão realizados sob gestão do município de Marília, porém ainda não apontaram as especialidades.

É uma decisão que está sendo tomada por cada localidade, com base em sua demanda. Para nós, a catarata é a prioridade. Vamos continuar trabalhando para a intensificação em outras especialidades”, finalizou.

Foto: Assessoria PMM Júlio César de Carlis