23 JUN 2017
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura recebe presidente da “Entrevias” que anuncia término da duplicação da SP-333 em um ano. Obras começam no mês que vem.

Foi realizada na última quinta-feira, dia 22, uma reunião entre o presidente da Entrevias Concessionária de Rodovias S/A  e sua equipe, o prefeito municipal e secretários para definição do cronograma de conclusão das obras nas Rodovias do Centro Oeste Paulista. Os empresários anunciaram que os 12,6 quilômetros de duplicação da SP-333 em Marília, deverá ser entregue ainda no primeiro ano de contrato. No total, estão previstos 200 quilômetros de duplicação e investimento de R$ 3,9 bilhões nos próximos 30 anos.

Além da duplicação a Entrevias vai operar um total de 570 quilômetros incluindo investimento de R$ 2,1 bilhões em obras e melhorias já nos oito primeiros anos da concessão. Participaram da reunião o diretor presidente Sergio Ray Santillan, o diretor financeiro Davi Mota e os secretários de Planejamento Urbano Rubens Ishii e José Alcides Faneco, secretário da Administração.

Foi uma honra receber o presidente dessa grande empresa. Sentimos o quanto os serviços dela vão beneficiar nossa população, principalmente quem percorre esse trecho da SP-333, perto dos nossos distritos e chácaras”, disse Daniel Alonso. No próximo dia 29 pela manhã, no Hotel Estoril, um evento marca a vinda da empresa para Marília e posteriormente dando início aos trabalhos na cidade.

Obras no trecho

A Entrevias deve investir na segunda parte da malha, a partir de março do ano que vem, R$ 160 milhões ainda no primeiro ano de operação. Desses, R$ 98,3 milhões integram o Programa Intensivo Inicial (PII). Nos dois primeiros meses serão realizados serviços emergenciais, como o tapa buracos em todo o lote, remoção de arbustos e árvores da área de domínio que comprometam a segurança viária ou o sistema de drenagem.

Somente em obras no pavimento serão investidos R$ 84,7 milhões no PII. Essas intervenções, além do tapa buraco, incluem correções de depressões, selagem de trincas, recomposição do pavimento, eliminação de degraus entre a pista e o acostamento, que devem ser concluídas em seis meses. Todas as obras do PII têm de estar finalizadas em um ano, segundo o contrato de concessão.

Obras em Marília

Além das intervenções do PII, também há obras de ampliação principal previstas para serem concluídas no primeiro ano de contrato. É o caso da duplicação de 12,6 quilômetros da SP-333 na região de Marília, entre o km 314,4 e o km 327. No total, o contrato prevê a execução de mais de 200 quilômetros de pistas da SP-333 entre Florínea e Borborema. Isso nos primeiros oito anos de contrato. Mas, no primeiro ano serão implantados 5,1 quilômetros de marginais na SP-333 em Marília. Também deverão ter implantadas 10 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário e mais oito passarelas no trecho de Marília. As obras em Marília devem começar ainda no mês de julho.

Rodovias do Centro Oeste

O lote Rodovias do Centro Oeste Paulista engloba trechos de sete rodovias paulistas no eixo entre Florínea (divisa com o Paraná) e Igarapava (divisa com Minas Gerais). São as rodovias SP-266, SP-294, SP-322, SP-328, SP-330, SP-333 e SP-351. Do total de investimentos, R$ 1 bilhão será em obras de ampliação principal. Também estão previstos R$ 1,8 bilhão para a restauração de rodovias, R$ 516 milhões em equipamentos e sistemas, além de outros investimentos.

A nova concessão traz várias inovações com o objetivo de oferecer ao usuário serviços de melhor qualidade. A concessionária irá equipar a rodovia com wi-fi (rede de dados sem fio) ao longo de toda a malha a fim de levar ao usuário informações sobre o sistema, atualizando-o, por exemplo, sobre a situação do trânsito. Para maior segurança e fluidez do tráfego, as estradas serão totalmente monitoradas por câmeras inteligentes.

Pedágio

A instalação de uma praça de pedágio que estava prevista dentro do município de Marília não vai acontecer, ela ficará logo após os distritos de Dirceu e Rosália no entroncamento das rodovias, não prejudicando a população destes distritos. “Fizemos várias reuniões em São Paulo com nossos vereadores onde lutamos para que isso não acontecesse, e graças a Deus fomos beneficiados, a praça de pedágio não ficará dentro das imediações do nosso município”, disse Daniel Alonso.

A cobrança de pedágio só poderá começar depois de realizadas e aprovadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) uma série de obras iniciais, no valor de R$ 98,3 milhões. Quando houver a liberação, a concessionária terá que estar pronta para conceder 5% de desconto na tarifa para quem utilizar o pedágio automático. Também está prevista a possibilidade de tarifas flexíveis, com preços menores nos horários de menor demanda de tráfego. Essa prática, além de significar economia no bolso do usuário, pode contribuir decisivamente para melhor equilíbrio de fluxo.

Foto: Imprensa PMM

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-conquista-nova-motoniveladora-patrol-que-auxiliara-em
Há 4 dias
Prefeitura Municipal de Marília conquista nova motoniveladora patrol, que auxiliará em demandas do Município e nas frentes de recuperação nas áreas urbanas e rurais