12 JUN 2017
Saúde Municipal promove I Fórum “Atenção Básica em Movimento”

Dialogar, diagnosticar, identificar as fragilidades, oportunidades, fortalezas e ameaças, compartilhando informação para planejar, de forma participativa, um modelo de gestão focado na qualidade e valorização da vida. Estes foram os objetivos do I Fórum da Atenção Básica, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (09), O tema desta edição foi Saúde em Movimento.

O evento, com a participação de servidores de todas as unidades, dá visibilidade a um trabalho que começou no início deste ano e promove o fortalecimento da Divisão de Atenção Básica, que trabalha no suporte às UBSs e USFs.

O movimento também envolve os serviços responsáveis por atendimentos especializados, os grupos técnicos que atuam nas linhas de cuidado estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como Saúde da Mulher, da Criança, do Adulto, Saúde Mental (entre outros), além de setores estratégicos como a Divisão de Zoonoses.

A ação começou com oficinas internas na Secretaria, já chegou às unidades e teve seu auge no evento desta sexta. O trabalho é coordenado, desde o início, pelas médicas Maria Elizabeth da Silva Hernandes e Maria Cecília Cordeiro Dellatorre, ambas com vasta experiência em saúde pública e pesquisadoras atuantes no universo acadêmico.

Entusiastas do SUS (Sistema Único de Saúde), as médicas compartilham a visão de que é possível construir uma saúde pública melhor, mais resolutiva, acolhedora, com melhores condições de trabalho e profissionais engajados e valorizados.

ACREDITO NO SUS

A primeira edição do Fórum de Saúde, realizado no salão do Sun Valley, foi prestigiado pelo prefeito Daniel Alonso, pelo vereador e servidor da saúde Danilo Bigeschi (representando a Câmara Municipal), pela presidente da Associação Feminina e Maternidade Gota de Leite, Virgínia Baloni, a superintendente da HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva e o representante do Comus (Conselho Municipal de Saúde), Vanderley Scaquetti.

A saúde é apontada hoje pela população como o segundo principal problema da cidade, mas com a participação de todos, vamos superar esse desafio. O dinheiro é curto, mas está sendo bem aplicado e nós temos o mais importante: recursos humanos”, disse o prefeito.

Virgínia Balloni, que preside a instituição parceira da saúde municipal, gestora do programa ESF (Estratégia Saúde da Família), reiterou a disposição de trabalhar pelo sucesso do modelo participativo que está sendo implantando.

A secretária da saúde, Kátia Ferraz, agradeceu às instituições representadas e disse que foram dados os primeiros passos para o planejamento estratégico. “O Fórum foi preparado pelos próprios servidores, com a imensa colaboração da Cecília e da Beth. As nossas equipes vieram voluntariamente e estão dispostas a ‘arregaçar as mangas’ conosco. Os problemas serão superados. As soluções serão construídas de forma coletiva”, disse.

A secretária acredita que, com planejamento e participação, Marília terá uma saúde mais responsável, eficaz, resolutiva, articulada e sem interferência político-partidária.

Equipes apresentam diagnóstico da rede municipal

Usando a análise de swot, ou fofa, em português (fortalezas, oportunidades, fragilidades e ameaças), dois representantes de cada região da cidade, definidos durante as oficinas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, aplicaram questionários em todas as unidades.

Os servidores tiveram a oportunidade de apontar as dificuldades que enfrentam no dia a dia e os pontos positivos observados. Uma das etapas contou com um questionamento bem simples: você indicaria o atendimento na unidade de saúde para (…familiares de diferentes idades, sexo e perfil)? O questionamento permitiu o diagnóstico, conforme proposto pela análise de swot.

Com a apresentação da primeira etapa e a sequência do trabalho, as médicas Maria Cecília e Elizabeth, coordenadoras das oficinas, estão otimistas. As ações nas unidades de saúde e na sede da Secretaria terão sequência e aprofundamento. Nos próximos meses, a Atenção Básica terá novo fórum.

Fotos: Assessoria PMM _ Carlos Rodrigues e Júlio César de Carlis