06 JUN 2017
PROJETOS
Marília participa do I Encontro da Rede de Consórcios Intermunicipais da Educação

Na quinta-feira (01), o secretário de Educação, professor Beto Cavallari, foi convidado a participar do I Encontro da Rede de Consórcios Intermunicipais da Educação, em Assis.

Ele fez parte da mesa-redonda cujo tema eram as “Iniciativas de fortalecimento de arranjos de cooperação intermunicipal para a Educação”, com os representantes das Câmaras Técnicas da Educação dos respectivos Consórcios, o fundador e presidente da Oficina Municipal, José Mario Brasiliense Carneiro, e a diretora Executiva do Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), Ida Franzoso de Souza.

O objetivo do encontro foi o compartilhamento de experiências dos consórcios participantes, além de visitas a projetos existentes na região que compõe o Civap, um dos consórcios com projetos mais estruturados. Os organizadores também buscam a institucionalização da Rede de Consórcios, propondo às autoridades presentes um plano de ação para a articulação e funcionamento desse novo sistema.

Beto representou o presidente da Undime-SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), professor Luiz Miguel Garcia. Ele destacou que, na área educacional, os municípios que participam de consórcios obtêm não apenas uma redução de custos, ao promover aquisições compartilhadas.

A importância dos consórcios para o município vai além da redução dos gastos públicos, também impactando em políticas públicas regionais da educação, alinhamento de procedimentos administrativos das escolas municipais entre outros. Isso significa calendário escolar regional e exigências de aprendizado e documentos comuns para facilitar a transferência de alunos que por um motivo ou outro teve que se mudar de cidade”, disse.

Acompanharam o secretário a vereadora professora Daniela e os vereadores Maurício Roberto e Albuquerque. Também participaram da reunião prefeitos da região e representantes da Oficina Municipal, da Fundação Itaú Social e do Programa Melhoria da Educação Municipal.

O secretário de Educação de Marília colocou-se à disposição dos prefeitos do Civap, por meio da diretora Executiva do grupo, Ida Franzoso. Beto destacou ainda a participação do Legislativo mariliense e afirmou que o assunto será tema de reunião específica com o prefeito Daniel Alonso, que já sinalizou interesse ao modelo de trabalho.