02 JUN 2017
Educação municipal instala ‘Bebeteca’ na Emei Marina Betti Cezar

Livro de brincar, de montar, de papel ou de tecido, com som, com textura. Tem até para mergulhar na água. Pedagogos reconhecem a importância das “bebetecas”, ou bibliotecas dos bebês, espaços de estimulação criados para crianças de até três anos. A Prefeitura de Marília acaba de equipar mais um destes ambientes. Serão beneficiadas 127 crianças matriculadas na Emei Marina Betti Cezar, no Jardim Califórnia, zona oeste da cidade.

A escola municipal foi entregue em junho do ano passado, mas a biblioteca dos bebês ainda não havia sido concluída. Com a aquisição de cerca de 400 livros, as crianças passaram a contar com mais um espaço de aprendizado, em consonância com as necessidades da faixa etária.

A diretora, Alessandra Rodrigues da Silva, explica que os diferenciais no desenvolvimento das crianças que têm contato com esse tipo de material são notáveis, sobretudo antes dos três anos.

O despertar para o aprendizado é natural do ser humano, mas pode ser estimulado quando temos as ferramentas certas para trabalhar”, afirma.

Com tecnologia e materiais especiais, os livros-brinquedos costumam ser mais caros que os convencionais, por isso muitas crianças não têm esse tipo de artigo em casa. Dessa forma, as “bebetecas” oferecem às famílias um suporte importante nos primeiros anos de vida da criança.

A coordenadora pedagógica Melissa Gomes Vaz Medeiros lembra que a “bebeteca” garante a relação entre infância e imaginação, ao mesmo tempo que potencializa a ligação entre crianças e literatura, favorecendo o pleno desenvolvimento dos bebês.

Sandra Letícia Pichler, supervisora da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação destaca ainda que o contato com livros, desde os primeiros meses de vida, desenvolve a apreciação estética, o vocabulário, familiariza a criança com o estilo formal da linguagem escrita e contribui para sua formação humana, ampliando suas experiências.

O prefeito Daniel Alonso e o secretário titular da pasta, professor Beto Cavallari, participaram da entrega dos livros. O educador destacou a importância de incluir, no cotidiano da rede escolar, os recursos com eficácia no processo de desenvolvimento pedagógico.

O prefeito reiterou o compromisso da Prefeitura com a educação e afirmou que as ações da pasta tem grande impacto na qualidade de vida das famílias e terão influência principalmente nas futuras gerações.

Todos os líderes, os homens e mulheres que fazem a diferença nesse país, os cidadãos de bem, passaram pela escola e receberam a base para uma vida criativa e produtiva. Temos que cuidar muito bem das nossas crianças”, finalizou o Alonso.

Foto: Mauro Abreu e Júlio César Carlis

02/06/2017
Educação municipal instala ‘Bebeteca’ na Emei Marina Betti Cezar
Fotos da Notícia: Educação municipal instala ‘Bebeteca’ na Emei Marina Betti Cezar