24 MAI 2017
Unidades de Saúde de Nóbrega levam teatro à escola para alertar sobre o Aedes

De forma divertida e interativa, as equipes da USF (Unidade Saúde da Família) de Padre Nóbrega levaram informação para os alunos da escola estadual instalada no distrito. A linguagem escolhida foi o teatro. Nessa história, o grande vilão é o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Entre os personagens representados, além do vetor, estão profissionais de saúde e os moradores. No cenário da apresentação, foram espalhados objetos para simular criadouros e as crianças convidadas a participar, identificando e eliminando as ameaças.

A iniciativa envolveu agentes comunitárias de saúde, agentes de endemias, enfermagem, acadêmico de Medicina que atua na unidade e supervisão de zoonoses. Nesta primeira etapa, o teatro foi apresentado para alunos do 1º ao 5º ano, em dois grupos. O sucesso já motiva o elenco a levar o trabalho também para a Emei Branca de Neve, que atende a população de Padre Nóbrega.

PERFIL

Como uma das regiões de maior expansão da cidade, Padre Nóbrega conta com duas equipes do Programa Estratégia Saúde da Família. Cada grupo multiprofissional é responsável pelo atendimento a cerca de 3 mil pessoas.

Com os bairros incorporados ao distrito, a população experimenta rápido crescimento e as ações de saúde se adaptam à atual realidade. Por ser uma região com muitas habitações rurais e obras, os agentes desenvolvem um trabalho específico para o combate ao mosquito.

Além dos moradores assistidos, a Secretaria Municipal da Saúde também é responsável pela atenção em saúde aos residentes temporários dos canteiros de obras, que trabalham na construção das casas. Visando o combate ao vetor, parcerias com empresas e instituições são consideradas imprescindíveis.