22 MAI 2017
Encontro no “Dia do Doador de Leite Materno” emociona mães em UTI

Uma manhã de emoção para mães que aprenderam o valor do gesto de doar e famílias que dependem da atitude de uma pessoa, até então, desconhecida, para que bebês prematuros possam se alimentar. A primeira edição do café da manhã “Compartilhando amor: encontro de mães doadoras e receptoras de leite humano” foi realizado nesta manhã pelo Banco de Leite Humano, um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Marília.

A iniciativa marca o Dia Internacional da Doação de Leite Humano, data instituída pelo Ministério da Saúde, em conformidade com a Rede Global de Bancos de Leite Humano.

O objetivo é difundir informação e aumentar o número de doadoras e melhorar a estrutura dos centros que atendem as mulheres, processam e distribuem o material. Em Marília, quatro hospitais internam bebês que precisam da doação: Hospital Materno Infantil (HMI), Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) e Santa Casa de Misericórdia.

Nesta primeira edição do encontro de mães, a ação foi realizada na ABHU. O presidente da comissão da Saúde da Câmara Municipal, vereador Maurício Roberto, representou o Legislativo. A Secretaria Municipal da Saúde foi representada pela supervisora de projetos da pasta, Ednalva Neves Nascimento.

HISTÓRIAS DE VIDA

Mulheres como Jaqueline Rodrigues D’Ávila de Oliveira, 34 anos, mãe de Miguel, que nasceu prematuro, tiveram a chance de dizer “muito obrigada” para as voluntárias. “Se não fossem elas, não sei o que seria desses bebês. É um gesto de amor” disse a mãe.

O leite que alimenta Miguel, às vésperas da saída da UTI, também alimenta Luigi, de dois meses. A mãe, Luciele Cristina Bulgarelli Gasparoto, de 36 anos, comemora a chegada do segundo filho e, mais uma vez, tornou-se doadora.

Na minha outra gestação, quando a minha filha nasceu, eu precisei do Banco de Leite para me orientar sobre a amamentação porque a gente pode ter dificuldades, no começo. Elas me ajudaram e já me explicaram sobre a possibilidade de doação. Deus me deu a benção de gerar filhos com muita saúde, que nasceram com o tempo gestacional esperado, então eu tenho a alegria de colaborar”, disse Luciele.

O encontro envolveu ainda outras três doadoras e sete mães de neonatos, internados. Segundo a médica Daniele Carvalho Garbelini, coordenadora da UTI da ABHU, elas passam em média 12 horas não hospital. A estimulação para que os bebês comecem a mamar na própria mãe começa ainda na internação. No caso de Jaqueline, Miguel está começando a reduzir a dependência do leite doado.

A supervisora do Banco de Leite de Marília, Sandra Domingues, lembra que inúmeras ações foram feitas na cidade, para marcar a data, como oficina com prática de aleitamento materno na USF (Unidade Saúde da Família) I e II de Padre Nóbrega, ações no sábado (13) – Dia ‘D’ nas campanhas de Vacinação Contra a Gripe e Prevenção ao Câncer Bucal – distribuição de material e difusão de informação na popular ilha da galeria Atenas e no Marília Shopping.

Mesmo com toda divulgação, nesta sexta-feira (19), o estoque de leite em Marília era de 10 litros. O banco encerrou o dia com 46 doadoras (o ideal seria 100) e 24 bebês internados. Do início do ano até quinta-feira (18), foram coletados 222,9 litros. Cada doadora pode alimentar até dez bebês, em média.

SERVIÇO – Mulheres que amamentam e observam a possibilidade da doação podem entrar em contato pelo telefone 3413-8696. A equipe do Banco de Leite vai até a residência, dá instruções para a ordenha, condições de conservação e outras informações. O leite passa a ser recolhido semanalmente em casa.

O material coletado é examinado, classificado e pasteurizado, para a segurança dos bebês que serão atendidos. Além das moradoras de Marília e distritos, puérperas e nutrizes (após oito semanas do parto) também podem contribuir na região. Postos de coleta estão instalados nos municípios de Garça, Pompéia (Indústria Jacto), Adamantina, Pacaembu, Lucélia, Ocauçu, Alvinlândia, Oriente, Quintana, Lupércio, Gália e Vera Cruz.

O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas. O Banco de Leite está instalado na rua XV de Novembro, 50, com atendimento ao público das 07h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.

Fotos: Assessoria PMM Júlio César de Carlis